Está pensando em abrir seu próprio negócio? Veja como abrir uma empresa e deixe de vez de ser empregado para ser patrão.

Imagine você um empreendedor! Um chefe amável, bom pagador, que cobra a atenção e respeito de todos, além da responsabilidade por um trabalho bem feito. Alguém que está sempre buscando a inovação da sua empresa. Na teoria parece tudo fácil mas na prática é complicado ser patrão, pois as responsabilidades são grandes e você tem que ter espírito empreendedor e autoridade para que seu negócio tenha sucesso.

Como abrir uma empresa

Outra dificuldade é antes de se tornar chefe chegar lá abrindo uma empresa. A burocracia é grande mas se seu negócio já tem um início e tem dado frutos e as chances de crescimento são bastante grandes, veja como abrir uma empresa e garantir um futuro empresarial de sucesso.

Ramo e tamanho da sua empresa

Antes de abrir uma empresa, você deve decidir qual vai ser o ramo dela e o tamanho dessa empresa. Se você já tem uma empresa mas ainda informal, é mais fácil definir o tamanho dela mas se vai abrir uma, o ideal é que logo de início você comece com o mínimo de empregados para não ter prejuízos depois.

Micro, pequena, média ou grande empresa? Isso ficará definido no número de empregados e rentabilidade do negócio. Há ainda o empreendedor individual que pode ter até um empregado e paga uma pequena taxa mensal para ter direito a CNPJ. Quanto mais empregados e lucro, maior os impostos que a empresa paga, porém ainda vale mais a pena ter um negócio legalizado do que ilegal.

Documentos obrigatórios e sociedade

Para abrir uma empresa você vai precisar dos seguintes documentos:

· Cópia do RG e do CPF do titular e dos possíveis sócios;
· Cópia do comprovante de endereço da empresa que será usado e é obrigatório para a emissão do Alvará de funcionamento da empresa.

Há outros documentos que serão pedidos ao longo do processo de legalização da sua empresa como registro de cadastro social, Cadastro nacional de pessoa jurídica e inscrições municipais e estaduais, mas tudo isso vai depender muito do ramo da empresa e se ela presta ou não serviços.

A sociedade entre você e outras pessoas deve ser bem definida, como a porcentagem de ações para cada um e qual o cargo que cada um desempenhará na empresa.

Órgãos, feiras e sites apoiam novos empresários

Se você está querendo abrir um negócio mas está com muitas dúvidas ou precisa de orientação profissional, você pode entrar em contato com o Sebrae que ajudará a você abrir seu negócio com segurança ou feiras como a Feira do Empreendedor e sites que tiram dúvidas de quem quer se tornar empresário o já é e quer crescer e prosperar mais.

Receba mais sobre "Como abrir uma empresa" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário