Como acalmar seu cão no réveillon

Está chegando o fim de ano e você já está preocupado com o barulho dos fogos de artifício e o quanto seu bichinho vai sofrer com isso? Veja algumas dicas de como acalmar seu cão no réveillon e curta a virada com ele sem sustos.

Seja no réveillon, comemoração do seu time do coração, de alguma festividade não importa: soltar fogos de artifício perto do seu cachorro e espantá-lo para debaixo de sua cama ou qualquer outro lugar que ele possa se esconder. Mas oque acontece com seu cachorro, é natural acontecer com qualquer cãozinho.

Publicidade

Os veterinários dizem que a audição dos cães é mais de 4 vezes a audição do ser humano. Portanto se você consegue ouvir um som até no máximo 1 metro ou 2, seu cão consegue ouvir de 4 a 8 metros a mais do que você! Não é pra menos que quando os fogos de artifício começam a estourar no céu, com todo aquele barulho e clarão, seu amigo fique todo nervoso. Mas há maneiras de acalmá-lo durante esses momentos. Veja algumas dicas de como acalmar seu cão no réveillon.

Reproduza sons de fogos perto dele

Para que seu bichinho vá perdendo o medo ou pelo menos encare o barulho dos fogos de artifício no final do ano com mais coragem, ache um vídeo no Youtube(www.youtube.com) de fogos de artifícios sendo soltos e deixe num volume baixo e coloque seu cão próximo a tv ou o notebook nesse momento para ele ouvir o som.

Todos os dias até o ano novo, coloque esse vídeo um pouco para ele ouvir e vá observando como ele reage dia após dia. Com o passar do tempo ele vai aceitando com mais facilidade os sons mas faça tudo sem forçar a barra, com muita paciência e amor.

Publicidade

Fogos deliciosos e divertidos

Você pode aproveitar nos momentos que está passando o vídeo dos fogos para seu cachorro, e dar petiscos e brinquedos que ele goste, buscando associar essas coisas boas que ele gosta aos fogos de artifício. Uma maneira de fazer que seu bichinho entenda que os fogos não vão trazer qualquer problema para a vida dele.

Camufle o som dos fogos

Caso o ano novo seja daqui algumas horas, o jeito é você evitar segurar seu cachorro no colo mimando e deixando ele ainda mais inseguro com o barulho. Procure camuflar o som aumentando no máximo o som da tv em algum canal com imagens e sons relaxantes, ligar um ventilador ou fechar as janelas e portas, deixando que seu bichinho fique debaixo da cama até se acalmar e o barulho passar.

Nessa hora quanto mais você tentar acolhê-lo e mimá-lo mais medroso ele ficará. Procure ficar firme, também não demonstrando medo, ficando assustado. Assim seu cão ficará mais seguro e no final do ano que vem ele estará mais preparado para o barulhão dos fogos de artifício.

Publicidade

Comente