Como acender uma lareira

Quando chega o frio e têm-se uma lareira em casa, é necessário saber como acendê-la da forma mais prática. Veja dicas de como acender uma lareira.

Quando as épocas mais frias do ano chegam, quem tem lareira em casa logo tem a idéia de acendê-la, mas nem sempre se sabe qual o método mais prático para se acender uma lareira.

O primeiro passo, antes de acender a lareira, é verificar o seu real estado da mesma, o que pode significar desobstruí-la, em alguns casos. Dependendo da região em que se vive, ela pode estar obstruída por dejetos e ninhos de aves, então é necessário checar essa questão com cuidado. Existem várias vassouras que servem para desobstruir lareiras, algumas chegando até 15 metros. Esse processo pode fazer uma sujeira, mas é melhor seguir por essa etapa inicial do que ter surpresas desagradáveis, como toda a fumaça invadindo a casa.

Publicidade

O segundo passo é comprar lenha para a lareira. Talvez você tenha algum saco de lenha guardado em algum lugar, mas para utilizá-la é necessário verificar se a lenha não está úmida. Se estiver, descarte essa lenha, pois ela não está no estado ideal para acender uma fogueira na lareira. Também evite tentar acender a lareira com carvão, pois a possibilidade da casa ficar defumada é grande. Hoje em dia nem é tão difícil encontrar lenha, alguns grandes supermercados ou lojas especializadas em animais vendem lenha, além de sites e lojas especializadas. O ideal é que você tenha a medida da largura da sua lareira para não comprar a lenha errada – imagine a situação de chegar em casa com um saco de lenha e descobrir que as toras são grandes demais e vai precisar de um jeito de cortá-las, uma a uma, para que entrem na lareira.

A tarefa de acender a chama é a mais importante e a qual você deve saber todos os métodos possíveis para encontrar a forma mais prática. Uma dica é tentar acender a lareira fazendo a típica fogueira de escoteiro. Para isso, é necessário alguns galhos, juntando-os formando uma bucha. Você deve acender a base, que inicialmente produzirá um fogo bem sutil, e colocá-la no meio da lenha na lareira, que deve começar a pegar fogo aos poucos. Para quem não tem prática, essa técnica pode ser um pouco cansativa e, justamente pela falta de prática, nem sempre eficaz. Neste caso, pode-se optar por folhas de papel grosso torcidas, na qual você deve colocar um pouco de álcool em gel ou óleo de cozinha. Tome cuidado ao acender e coloque esse “cone”de papel debaixo da lenha, aguardando que ela pegue fogo. A última opção é comprar acendalhas típicas para lareiras, geralmente vendidas em supermercados na seção de campismo. Essas acendalhas são cubinhos que também são utilizados para acender réchauds. Basta acender esses cubinhos ( com cuidado, geralmente com alguma espátula própria para segurar essas pedrinhas, geralmente disponíveis em kits para lareiras) e colocá-las no meio da lenha para queimar.

Publicidade

Publicidade

Comente