Como adquirir a casa própria

Se o seu sonho é adquirir a casa própria, confira as dicas para você fazer um excelente negócio

O sonho de muita gente é ter o seu próprio cantinho para morar. No entanto sair do aluguel não é tão fácil assim e é preciso pensar bastante antes de concluir o negócio. Confira as dicas para você adquirir sua casa com segurança e sem arrependimentos mais tarde:

Publicidade

– Analise bem seu lado financeiro. Não arrisque a dar um grande passo se sua situação financeira estiver instável;

– Você sabia que na hora do financiamento os bancos permitem que apenas 1/3 da renda familiar seja comprometida com as parcelas? Lembre que você também irá ter que arcar com os custos da mudança e a documentação de compra do imóvel;

– Antes de adquirir o imóvel, verifique como é a redondeza. Pesquise se há escolas, supermercados, shopping e tudo o que pode lhe trazer benefícios futuros. Veja com seus possíveis vizinhos se há muitos assaltos na região. Tudo isso influi bastante na hora de escolher um lugar para morar;

Publicidade

– Quando você se interessar para valer por algum imóvel, leve um engenheiro para conhecer o local. Um olhar técnico tem condições de reconhecer defeitos que passam despercebidos a leigos no assunto.

Há pessoas que ficam na dúvida se adquirem imóveis usados, na planta, novo pronto ou na construção. Confira as diferenças entre eles:

Planta

Vantagem: chega a ser 1/3 mais barato que um imóvel pronto e depois de terminado se valoriza muito mais.

Desvantagem: pode ocorrer atraso para entregar. Na hora de receber as chaves procure já estar com o financiamento liberado pelo banco, pois caso contrário você perderá parte das parcelas que já pagou para a construtora.

Atenção: verifique se a construtora possui obras prontas e consulte o seu CNPJ na Receita Federal.

Novo pronto

Vantagem: com o imóvel pronto você tem condições de fazer uma melhor análise e julgar se ele atende a suas necessidades.

Desvantagem: o imóvel se torna mais caro do que o da planta. Proceda a uma análise bastante criteriosa antes de comprar, pois mesmo um apartamento ou casa nova pode apresentar alguns defeitos.

Atenção: Não feche negócio antes checar na prefeitura se o imóvel tem dívidas. No cartório de registro de Imóveis deve ser verificado se o mesmo está regular e sem pendências na justiça.

Usado

Vantagem: fica até 30% mais barato que um novo.

Desvantagem: por ser usado, problemas antigos ou que foram disfarçados na hora da venda podem aparecer. Averigue a existência de dívidas;

Atenção: os cuidados são os mesmos que você deve ter quando adquire um imóvel novo. Se você tiver que fazer uma reforma, coloque o valor total aproximado na ponta do lápis e confirme se irá valer a pena comprá-lo;

Construção

Vantagem: você constrói da maneira que quer e o custo chega a ser metade que um imóvel pronto.

Desvantagem: a construção deve ser feita de acordo com as normas e quem se arrisca nessa empreitada precisa ter noções de construção e paciência para lidar com a mão de obra.

Atenção: contrate um arquiteto para fazer o projeto e procure a supervisão de um engenheiro ou mestre de obras.

Publicidade

Comente