Como afastar o cansaço

Cuidado com o desânimo. Sentir-se fatigada o dia inteiro pode ser sinal de doença. Leia o texto e veja dicas para afastar seu cansaço.

Trabalhar e estudar a semana toda obviamente deixa qualquer pessoa cansada. Porém, se o cansaço permanece mesmo depois de descansar é sinal de que algo vai muito mal. Muitas pessoas se queixam que levantam da cama já se sentindo exaustas. Sinal de alerta vermelho! Doenças como anemia são um dos motivos que geram cansaço e fadiga. E não é apenas isso. Leia as dicas abaixo e descubra como afastar o cansaço e viver melhor.

Publicidade

SONO

Como anda seu sono? Sono de má qualidade é um dos grandes motivos que levam as pessoas a não viverem com mais qualidade. Se o sono não é reparador, certamente o cansaço pegará forte durante o dia. Procure dormir mais de seis horas e evite tomar café à noite se você sofre de insônia.

FALTA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, ESTRESSE E SOBREPESO

Subir escadas e chegar lá em cima arfante nem sempre é sinal de problema cardíaco. O estresse, a falta da prática de atividades físicas e peso acima do indicado realmente causam sensação de cansaço. Passe a incluir na sua rotina hábitos saudáveis e muito em breve você estará se sentindo novinha em folha.

ANEMIA

Esse é um dos motivos mais comuns que levam as pessoas aos médicos. Cansaço e fraqueza nas pernas são um dos sintomas típicos dessa doença que atinge milhares de pessoas. Felizmente um simples hemograma é capaz de detectar o problema que pode se tornar muito grave se for ignorado. Mudar a alimentação já é um grande passo, devendo o paciente estar sob acompanhamento médico durante o tratamento.

Publicidade

ALTERAÇÕES HORMONAIS

Problemas na tireoide, mais precisamente o hipotireoidismo, provocam muita fadiga e desanimo. Um exame de sangue basta para detectar a doença, tratada com reposição hormonal.

PROBLEMAS DO CORAÇÃO

Não são apenas as pessoas mais velhas que sofrem com problemas do coração. Sintomas como arritmia, palpitações e falta de ar podem ser sinal que seu coração está falhando. E você não vai esperar sofrer um infarto para tomar uma providência, não é? Consultar um cardiologista é obrigação, principalmente se sua alimentação é desregrada e se há histórico na família de doenças cardíacas. Não brinque com sua saúde.

Beber água pode ser um diferencial. Quando o organismo não está bem hidratado, as células absorvem a água da circulação do corpo. O resultado é que seu sangue ficará mais espesso e os nutrientes que nos fornecem energia não são devidamente absorvidos.

Uma alimentação nada saudável e longos períodos de jejum deixam qualquer pessoa cansada e abatida. Dietas malucas também levam a situações extremas de cansaço, podendo evoluir para algo mais grave. Cuidado. Brincar com isso pode render problemas em um curto espaço de tempo. Procure um nutricionista para lhe fornecer um cardápio e com isso reeducar sua alimentação.

Praticar exercícios físicos. Todo mundo sabe que deve fazer, mas às vezes dá aquela preguiça… No entanto, quando incorporamos uma atividade física a nossa rotina, tudo parece que fica mais fácil. Comece aos poucos. Escolha uma modalidade que tenha mais a ver com seu perfil e invista na sua saúde a longo prazo. Exercitar faz com que o oxigênio circule melhor no organismo e seu coração, pulmões e músculos vão lhe agradecer.

Cuide bem de você e viva melhor.

Publicidade

Comente