Como afastar o estresse da sua rotina

Adotando medidas simples e práticas, você pode afastar o estresse da sua rotina e viver mais feliz.

É impossível viver sem o estresse. Mas antes que ele domine sua vida e acabe transformando-a em um verdadeiro inferno, leia as dicas abaixo e veja como afasta-lo da sua rotina.

Publicidade

Meditação

Essa prática milenar é um excelente auxílio para mandar o estresse para bem longe. Quando você acordar, permaneça deitada e faça 10 inspirações e 10 expirações. Preste bastante atenção na sua respiração, concentrando-se nela. Sinta o contato do seu corpo com a cama e comece a ir se levantando devagar. Inclua a meditação na sua rotina. Se for o caso, coloque o relógio para despertar 10 minutos antes para fazer o exercício com bastante calma.

Organização

A vida está corrida em casa e no trabalho? Talvez esteja faltando um pouco de organização na sua vida. É impossível querer realizar várias atividades ao mesmo tempo, portanto acalme-se. Faça uma lista de prioridades. O que é mais urgente encabeçará a lista. Em casa, delegue tarefas. Evite se sobrecarregar com atividades que outras pessoas podem fazer perfeitamente.

Esvazie a mente

Os problemas tomam maior dimensão quando estamos estressados. Então respire fundo. Procure um lugar silencioso e analise-os. Nem todos seus problemas são tão gigantescos assim.

Publicidade

Alimentação

Comer errado trará prejuízos para sua saúde. Cansaço, má digestão e aumento de peso vão deixar você mais estressada ainda. Alimentos que contêm vitamina C afastam o estresse, e os carboidratos liberam a serotonina, responsável pelo bem-estar. Beba chá de hortelã, pois ele exerce uma ação calmante.

Respiração

Quando nos sentimos angustiados, a respiração parece trancar no meio do peito, causando aquela incômoda sensação de falta de ar. A solução é respirar fundo. Pare tudo o que você está fazendo e respire e inspire várias vezes. Se possível, repita esse procedimento três vezes por dia, durante três minutos.

Trabalhos manuais

Fazer artesanato é uma excelente maneira de afastar o estresse. Bordar, pintar e trabalhos em madeira, por exemplo, além de acalmarem você, também podem virar um hobby lucrativo no futuro. Cozinhar é uma ótima pedida também para quem curte gastronomia.

Repense seus problemas

Como foi dito anteriormente, os problemas dobram de tamanho quando nos estressamos. Alguns, no entanto, não valem nem a pena perdermos nosso tempo pensando neles. Situações pontuais tendem a ser passageiras e não há motivo para nos incomodarmos com elas. Não aumente sua tensão e não gaste energia à toa.

Libere-se

Desacelere. Essa é a ordem. Dê um tempo para si mesma. Tome um banho relaxante, compre uma roupa nova, visite sua amiga para pôr o papo em dia. Viver só em função de problemas deixa qualquer pessoa doente.

Massagens

Anote 3 tipos de massagens que você pode fazer em qualquer lugar:

– Pressione por poucos segundos a parte mais mole que fica entre o polegar e o dedo indicador. Por ser um ponto relaxante, você se sentirá mais aliviada;
– Com a ponta dos dedos aperte a região da nuca. Com suavidade, sem forçar, empurre o pescoço para cima, alongando-o;
– Nos momentos mais angustiantes, procure o ponto que fica entre os seios, na altura em que as costelas se juntam e faça uma massagem bem suavemente;
– Essa massagem é ideal para fazer no trabalho. Lentamente massageie as têmporas, sobrancelhas e maçãs do rosto com a ponta dos dedos. Alivia as dores e relaxa a vista.

Publicidade

Comente