Como afastar o mofo com receitas caseiras

Com receitas caseiras você pode dar um chega pra lá no mofo. Descubra como lendo o texto a seguir.

Se o mofo deu o ar da sua graça, não entre em pânico. Receitas preparadas em casa, acessíveis e super eficientes prometem dar um fim a este problema. Fique de olho nas dicas abaixo e afaste a umidade e o mofo do seu lar.

Publicidade

Banheiro: o vapor do chuveiro é o grande vilão, pois é ele o responsável por causar umidade, produzindo mofo. Que tal aproveitar a acidez do limão para obter ótimos resultados? Use a metade da fruta para esfregar os azulejos e rejuntes e remova com água. Já para a cortina do box misture 1 litro de água com quatro colheres de sal. Deixe-as de molho até as manchas desaparecerem. Lave depois normalmente.

Roupas: se a aquela peça que você mais gosta apareceu com uma terrível mancha de bolor, não se desespere. Use vinagre branco! Molhe bem uma escovinha (use uma escova de dentes velha) com vinagre e passe suavemente na mancha. Espere uns 15 minutos para agir, jogue água quente sobre o tecido e deixe secar. Lave a peça e sua roupa estará novinha outra vez.

Paredes: é constrangedor receber visitas estando as paredes apresentando mofo, não é mesmo? E além do mais, isto não faz nada bem para a saúde. Misture 1 litro de água com 1 litro de cândida e uma colher de sabão líquido ou em pó. Passe na parede com um pano encharcado desta solução e remova tudo com um pano úmido. Não se esqueça de escancarar as janelas para arejar e secar.

Publicidade

Armários: mofo e umidade adoram armários. Para dar um fim nisso, retire tudo de dentro do guarda-roupa, borrife vinagre branco nos cantos e gavetas. Depois passe um pano úmido e mantenha o armário com as portas abertas para secar e ventilar. A acidez do vinagre é eficaz contra a proliferação dos fungos, por isso é importante repetir o procedimento mensalmente. Outra maneira fácil de eliminar o odor de coisa guardada há muito tempo é pôr serragem de cedro dentro de uma meia velha e pendurar no cabide, dentro do armário. Ao contrário da naftalina, ele não possui odor nenhum, mas mesmo assim neutraliza o cheiro desagradável do mofo. Você encontra a serragem em marcenarias.

O giz também é seu aliado. Coloque-o dentro de um recipiente sem tampa no local onde há mofo. Assim que o giz ficar úmido, leve-o ao sol. Ele tem durabilidade de seis meses para este tipo de operação. Não use a versão antialérgica, pois ela não produz resultados.

Para o ambiente não ficar abafado e úmido, a dica é usar pisos frios e persianas. Cortinas pesadas e carpetes podem produzir mofo.

Controle a umidade da casa com bicarbonato de sódio. Em potinhos coloque o produto até a metade e espalhe os mesmos pela casa. Assim que o pó começar a formar bolinhas, é o momento de trocar.

Experimente as receitas e dê um fim ao mofo e umidade que tanto atormentam você.

Publicidade

Comente