Como agir no primeiro dia de trabalho

Primeiro dia no emprego novo? E agora, oque fazer? Veja como agir no primeiro dia de trabalho e encare com mais tranquilidade o primeiro dia no trabalho dos seus sonhos.

Você chegou cedo. Antes do chefe, do assistente, até mesmo da faxineira. Camisa bem passada, cabelo bem alinhado, sapatos lustrosos que dão até pra se ver neles. Porém apesar de tudo isso você está inseguro, suando, nervoso e gaguejando…calma homem não se desespere! Primeiro dia de trabalho é assim mesmo!

Publicidade

Se você se identificou com o fato acima, você precisa de algumas dicas de como agir no primeiro dia de trabalho com mais tranquilidade, firmeza e profissionalismo. Veja como agora e relaxe para encarar seu novo emprego com mais serenidade e entusiasmo.

Seja pontual

Como você deve ter lido no início deste artigo, a pessoa que caracterizei chegou antes de todos na empresa. Lógico que você não precisa ser o primeiro mas deve chegar no horário. Se já no primeiro dia de trabalho você chegar atrasado, com certeza passará uma imagem negativa de uma pessoa relaxada, descompromissada e que não consegue obedecer prazos. Fique esperto com o relógio!

Seja discreto porém interessado

No primeiro dia de trabalho, nada de ficar calado e pelos cantos sem nada para fazer. Vá atrás, pergunte, demonstre interesse. Procure ser cordial com seus colegas de trabalho e veja como pode ajuda-los ou pelo menos conhecer melhor o trabalho de cada um e como você pode integrar isso ao seu trabalho.

Publicidade

Agora apesar desse interesse todo, procure ir com moderação se calando em alguns momentos e observando, aprendendo, principalmente se esse for seu primeiro emprego. A ideia é não ser chato mas mostrar que você chegou e está cheio de vontade para aprender e mostrar do que é capaz.

Roupas e acessórios

A dica é ser natural. Antes de qualquer coisa, quando for contratado pergunte se usará uniforme ou roupas próprias. Algumas empresas, principalmente as mais jovens geralmente deixam que os funcionários usem calça jeans, camiseta, já empresas mais tradicionais tem por costume roupas mais formais.

Tanto para empresas jovens quanto tradicionais a dica é prestar atenção no tipo de roupa que vai usar. Nada de decotes ou saias curtas para as mulheres e camisa aberta ou bermudão para os homens. Siga a moderação acima de tudo antes de seguir tendências da moda, com certeza a primeira vai garantir seu ganha pão.

Amizades e humildade

Você deve chegar mostrando cordialidade, simpatia mas ser paciente e humilde, demonstrando interesse mas sendo o mais polido possível na maneira de ser. Como você está chegando na empresa agora, procure ser cordial com seus colegas de trabalho mas observando com quais pessoas que você já se identifica mais porém se aproximando de todos.

Já a humildade é uma virtude que deveria fazer parte da personalidade de todos, senão que seja da sua. Ser humilde não é abaixar a cabeça e deixar que as pessoas te humilhem mas reconhecer quando cometer uma falha e ajudar os colegas quando puder dar uma força a mais no trabalho.

Publicidade

Comente