Como agir quando a gripe aparecer na gravidez

As grávidas, infelizmente, podem sim contrair gripes e resfriados durante a gestação. Se isso acontecer, saiba como tratar da sua saúde e garantir que o bebê fique intocável dentro de você.

Publicidade

Pegar uma gripe ou resfriado durante a gravidez não é nada bom, ainda mais porque os sintomas desses vírus podem persistir por mais tempo do que o habitual, o que representa uma ameaça para mãe e filho. Isso acontece porque as mulheres grávidas geralmente têm um sistema imunológico mais fraco que as outras pessoas.

As duas doenças apresentam sintomas semelhantes, porém são duas condições diferentes. O resfriado apresenta indícios mais leves do que a gripe. Saiba primeiro diferenciá-las para procurar um melhor tratamento.

Sintomas de resfriado comum:
· Febre, que pode ir até 39ºC·.
· Fadiga
· Nariz escorrendo ou entupido
· Tosses e espirros
· Dores de cabeça

Publicidade

Sintomas da gripe:
· Febre que vai acima de 39ºC
· Nariz entupido
· Calafrios
· Fadiga
· Sudorese (suor excessivo)
· Dores de cabeça

Estes são apenas alguns dos sintomas que são comuns no desenvolvimento de uma gripe ou um resfriado, por isso, se tiver com alguns desses sinais é importante procurar um médico.

Alguns medicamentos não devem ser administrados durante a gravidez, pois podem afetar o bebê, por isso é essencial evitar tomar qualquer medicamento sem consultar o seu médico antes. Se não ocorrerem complicações durante o aparecimento desses males, é possível recorrer a alguns remédios caseiros naturais para aliviar os sintomas. Conheça algumas medidas que podem ser tomadas:

· Descanse bastante e evite esforço ao realizar tarefas domésticasBeba muitos líquidos como água ou chá natural
· Se você estiver com dor de garganta, prefira sopas a alimentos sólidos.
· Faça gargarejo com sal e água, pois isso ajuda a aliviar aquela sensação de garganta “raspando”.
· Procure fazer banho de vapor facial. Pode ajudar a limpar as vias aéreas
· Passe longe de aglomerações e principalmente evite ficar perto de pessoas doentes. A sua saúde já não está boa, estando grávida, seu sistema imunológico encontra-se debilitado, então lugares com muitas pessoas pode ser um prato cheio para contaminações.

Publicidade

Comente