Como ajudar os homens a cuidarem da saúde

Para vencer a resistência masculina em ir ao medico, informe-se sobre os exames certos para cada idade e mostre para eles como as doenças podem ser evitadas.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, os homens só vão ao médico quando já é tarde demais e, no geral, até já não podem mais trabalhar por conta da gravidade que a doença atingiu. Por isso, é preciso convencê-los e incentivá-los a se cuidarem melhor. Descubra quais exames eles devem fazer referente à idade, e arraste-os para um consultório já!

Na infância:
– Exame físico: deve ser realizado quando o bebe tiver em torno dos 2 anos, para verificar a localização dos testículos. Se estiverem na posição errada podem gerar infertilidade.
– Cirurgia de fimose: para identificar se há fimose, o exame físico nas genitais pode ser realizado aos 3 anos de idade. Caso haja, a cirurgia é indicada nessa situação.

Na adolescência:
– Exame físico: com 14 anos o garoto já pode fazer o exame de varicocele (dilatação das veias dos testículos). Esse problema é comum em 15% dos jovens e pode levar à infertilidade.
– Educação sexual: o jovem deve ser orientado sobre as formas de evitar a gravidez e as DSTs, além do autoexame para detectar o câncer de testículo.
– Eletrocardiograma: o exame é indicado para jovens que possuem casos de doenças cardíacas na família.

Publicidade

Aos 20 anos
– Exame urológico: não é comum câncer no testículo, mas ele atinge homens de 20 a 40 anos. Exames periódicos identificam a possibilidade de nódulos.

Aos 30 anos
– Exames de laboratório: ideal checar o colesterol, glicemia e ácido úrico.
– Pressão alta: monitorar a pressão é a melhor forma de evitar a doença e problemas cardíacos.

Aos 40 anos
– Exame de próstata: indicado principalmente para quem tem histórico de câncer na família. Deve ser feito anualmente.
– Todos os exames relacionados à prevenção de doenças cardíacas devem ser feitos todos os anos.

A partir dos 50 anos
– Exame clínico: avaliar a função erétil, já que caso haja disfunção pode ser um sinal de diabetes ou problemas cardíacos.
– Exame de fezes: detecta câncer de cólon, o terceiro que mais atinge os homens. Deve ser feito anualmente.
– Exame de audição: problemas de surdez começam a aparecer em torno dos 50 anos, assim como o exame oftalmológico também deve ser realizado.

Publicidade

Comente