Como ajudar seu filho na escola

Seu filho anda com as notas baixas? Veja neste artigo como ajudar seu filho na escola e dê adeus as chances de recuperação ou repetência.

Quem não quer ter um filho inteligente e bem educado, que saiba todas as matérias e tenha notas altas? Mas mesmo com toda inteligência, nossos filhos podem acabar perdendo o foco nos estudos por causa das amizades, conversas paralelas ou até problemas familiares. Nessa hora, os pais devem agir.

Publicidade

Se seu filho está a ponto de ir para recuperação nas férias ou até repetir de ano, você deve ajuda-lo para que ele não passe por este constrangimento que poderá trazer problemas futuros como na decisão profissional. Veja algumas dicas de como ajudar seu filho na escola e ensine a seu filho mais do que as matérias escolares, mas valores e amor.

Deveres e direitos

Que toda criança tem o direito de brincar, isso é mais do que esclarecido. Mas quando se fala em educação e ensino, aí deve ser colocados os limites bem explicados para ela. Com as notas baixas, você deve programar uma rotina por um determinado tempo com seu filho, até as provas por exemplo, se focando nas matérias que ele está sentindo mais dificuldade.

Estabeleça horários para estudar, não passando mais do que 2 horas por dia, já que uma criança geralmente não consegue se concentrar nos estudos mais do que esse tempo e depois, deixe ela se divertir.

Publicidade

Outro direito e dever, é dos pais quanto a estarem ao lado do filho nesse processo de estudo. Por mais que você contrate um professor particular, só a ajuda dele não vai resolver, pode ser que o vínculo pais e filhos seja mais importante nesse momento. Procure ajuda-lo pois ele se sentirá mais seguro e confiante, e se esforçará com mais afinco para conseguir passar naquela matéria.

Estude com ele

Crianças em fase escolar, geralmente tem dificuldade de fazer seus estudos sozinhas, tendo esse ritmo adquirido apenas na adolescência. Procure estar junto com a criança durante todo o tempo que ela estuda, tirando suas dúvidas sobre os assuntos estudados e caso você também não saiba ou esqueceu, ajude-o a pesquisar sobre a matéria.

Divirtam-se estudando

As crianças normalmente detestam estudar, por que acham chato. Quando as notas estão em baixa, aí o desânimo fica ainda mais acentuado. Para estimular seu filho a estudar com mais vontade aquela matéria ´´chata“, que tal você inventar musiquinhas bobas ou até inventando histórias para ajuda-lo a lembrar de determinada lição?

Se o problema é a matemática, invente um trava língua ou paródia com os números e cante com a criança. Ele vai achar engraçado e divertido, e na hora da prova irá lembrar com mais facilidade de tudo que aprendeu com você.

Publicidade

Comente