Como aliviar a tosse com receitas caseiras

Acabe com a tosse com receitas caseiras e eficazes.

Ela é mais comum no inverno, mas não se engane. A tosse ataca também no verão. Atire a primeira pedra quem nunca teve que sair de um ambiente fechado por causa de um ataque de tosse.

Publicidade

Para quem não sabe, a tosse ajuda a limpar as vias aéreas. Então não é aconselhado inibi-la. O importante é procurar um especialista para descobrir os motivos que estão provocando a tosse.

As receitas abaixo são paliativas e ajudam a reduzir as crises. Anote-as, mas não deixe de consultar seu médico.

Xarope de Flores

É indicada para quem sofre de rinite e sinusite.

Publicidade

Você vai precisar de 5 colheres de sopa de açúcar, meio limão-taiti, 1 colher de sopa de mel, meio litro de água, 1 colher de sopa de pétalas de flor de calêndula e 1 colher de sopa de flor de camomila.

Como preparar: a base do xarope é feita com açúcar. Queime-o em uma panela e depois acrescente suco de limão e o mel, reservando para usar depois. Em seguida ponha a água no fogo, removendo quando ferver. Junte as flores de calêndula e camomila e deixe a solução abafada por dez minutos. Após coe e despeje o chá na base do xarope, misturando e transferindo em seguida para um lugar menor. Você pode tomar 1 colher de sobremesa três vezes ao dia. A calêndula e a camomila agem como antialérgico e calmante para a tosse.

Óleo Essencial de Cebola

É indicado para expectorar o catarro.

Você vai precisar de 3 rodelas de cebola e 2 colheres de sopa de açúcar.

Como preparar: a cebola ajuda a expectorar a secreção. Comece cortando a cebola e misturando o açúcar. Reserve. Deixe o preparado descansar de um dia para o outro, formando um caldo. Tome 1 colher de chá 3 vezes ao dia.

Inalação com Óleos Essenciais

Pingue 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta ou tea tree em 5 a 10 ml de soro fisiológico, fazendo uma inalação em seguida. Quem não tem inalador em casa, tem outra maneira de aproveitar os benefícios deste preparado. Basta acrescentar cinco gotas de qualquer um dos óleos em uma vasilha contendo 1 litro de água quente.

Ponha uma toalha na cabeça, cobrindo-a totalmente. Inale o vapor tendo o cuidado de manter os olhos fechados.

Esteja preparada para uma crise. Leve na bolsa óleo de hortelã-pimenta e um lenço. Na hora da crise pingue uma gota do óleo no lenço e aspire até a tosse acalmar ou reduzir.

Evite a tosse com medidas simples. Anote:

– Hidrate-se;
– Areje as peças da sua casa, deixando entrar correntes de ar e os raios de sol;
– Mantenha as mãos limpas. Lave-as antes de fazer as refeições, tocar nos alimentos ou nos olhos e boca;
– Mantenha uma boa alimentação;
– Durma o suficiente;
– Ponha a mão na boca quando tossir;
– Tome a vacina da gripe.

Estas dicas também são úteis para dar um chega pra lá na gripe que também leva à tosse.

Publicidade

Comente