Como amamentar corretamente seu filho

A chegada de um bebê sempre traz alegria para os pais, mas junto vem uma série de preocupações. Amamentar é uma delas. Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, possuem diversas dúvidas. Siga as orientações abaixo e faça da amamentação um momento sagrado entre mãe e filho.

Os médicos são unânimes em afirmar que nos primeiros seis meses de vida da criança o leite materno deve ser exclusivo, não havendo necessidade de nenhum outro alimento. Somente ele é capaz de alimentar bem a criança e protegê-lo contra infecções gastrointestinais, respiratórias, alergias, reduzindo também o risco de diarréias. Para você ter uma ideia, o leite materno contém água, por isso evite dar ao bebê chás e qualquer outro líquido para não prejudicar a sucção e não ocorrerem riscos de contaminação.

Publicidade

Depende de cada criança o tempo de esvaziamento de leite no seio. Varia de minutos até meia hora ou mais. Muitas mães ficam ansiosas com o intervalo das mamadas e os primeiros dias requer alguma observação. Veja os sinais que a criança emite. Se você pressentir que ele esteja com fome, ofereça o seio caso você esteja com os peitos cheios de leite. Aos poucos você irá se acostumar e o ato de amamentar deixará de ser complicado.

Os recém nascidos costumam mamar de dez a doze vezes em 24 horas. A mãe tem a impressão de que está sempre com o filho pendurado no peito. Mas isso passa logo. Aos poucos o bebê começa a mamar em intervalos de duas a três horas durante o dia. À noite, para dar um alívio à mãe, fica de quatro a cinco horas o espaço de tempo entre uma mamada e outra. Porém, cuide para a criança não ultrapassar mais de três horas dormindo. Acorde-a com massagens nos pezinhos. Procure sempre evitar dar de mamar enquanto o bebê dorme.

Publicidade

Confira os sinais de que a criança está mamando corretamente:

– Verifique se a boquinha está bem aberta e as bochechas arredondadas;
– O queixo deve tocar o seio da mãe;
– O lábio inferior do bebê precisa estar virado para o lado de fora;
– Observe a aréola. O correto é que ela fique mais visível acima da boca do que abaixo;
– A mãe não deve sentir dor na hora de amamentar.

E qual a melhor posição para dar de mamar? Confira:

– Cuide bem o pescoço do seu bebê. Ele deve estar ereto ou alguma coisa curvado para trás, sem distender;
– O corpo da criança fica voltado para o corpo da mãe;
– Verifique a sua barriga e a do seu filho estão encostadas e
– Ambos devem estar confortáveis.

Amamentar é um momento único entre mãe e filho. Curta esse tempo, pois ele passa rápido.

Publicidade

Comente