Como aprender a mastigar os alimentos corretamente

Para ter uma boa digestão, é preciso saber mastigar corretamente os alimentos. Aprenda como fazer isso lendo o texto abaixo:

Reservar um tempo para comer calmamente é fundamental para que a digestão seja satisfatória. Cuidado caso você seja do tipo que costuma mastigar mal, e com isso, engolir os alimentos quase inteiros. Ao não relaxar na mesa durante as refeições, você mal sente o gosto da comida, come além da conta e o resultado final são gorduras a mais e digestão difícil.

Publicidade

Faça o teste. Pegue uma bisnaguinha de pão e repare em quantas vezes você a come. Se ela for engolida em duas mordidas, isso significa que você está indo rápido demais. Corte-a em 4 pedaços e coma um de cada vez, engolindo somente depois que o alimento estiver pastoso dentro da sua boca. Entendido?

Ao empurrar comida praticamente inteira para dentro do estômago, o órgão terá mais dificuldade em processá-lo. Então não estranhe se você sentir frequentemente azia, gases, barriga estufada e, em um estágio mais avançado, gastrite. Para quem está de dieta, mastigar devagar e engolir somente depois de o alimento estar bem mastigadinho, aumentará a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.

Nem sempre é a pressa que causa uma mastigação incorreta. Às vezes a causa são problemas dentários ou respiratórios. Preste atenção. Se você está mastigando apenas de um lado ou de boca aberta, procure um especialista para investigar seu caso.

Publicidade

E então? Vamos aprender a mastigar? Confira as dicas:

– Ficar longo tempo sem se alimentar fará com que sua fome aumente e você coma demais na próxima refeição. E, provavelmente, sem mastigar de maneira adequada;

– Relaxe para fazer as refeições. Escolha um lugar calmo e se concentre no que está comendo. Ficar no computador, ler ou assistir TV irá fazer com que você se desconcentre e coma mais;

– Ao colocar os alimentos no prato, perceba o sabor, tempere, sinta a textura e as cores. Valorize tudo o que você irá comer;

– Relaxe e respire fundo antes de levar cada alimento à boca;

– Nada de pedaços grandes. Corte-os em tamanhos pequenos e coma um de cada vez;

– Lembre de comer lentamente e faça disso um exercício diário até você pegar o jeito;

– Ao pôr o alimento na boca lembre-se de sentir o sabor antes de engolir;

– Trabalhe a mandíbula comendo dos dois lados da boca;

– Após cada garfada, coloque os talheres ao lado do prato. Ao continuar segurando o garfo, a tendência é colocar mais comida na boca antes de engolir o alimento;

– Nada de papo enquanto você estiver mastigando. Concentre-se na comida;

– Beber líquidos durante e após as refeições não faz bem. Acostume-se a comer a seco;

– Não coma correndo, pois o resultado será uma digestão difícil. Nas principais refeições reserve 30 minutos somente para isso. Se no seu local de trabalho você não consegue relaxar e acaba tendo dores de estômago por causa disso, procure ir mais frequentemente a restaurantes.

Mastigar corretamente é uma questão de hábito e faz uma diferença enorme. Comece a praticar hoje mesmo.

Publicidade

Comente