Como aprender a ser mais paciente

Sua vida pode melhorar bastante se você aprender a ser mais paciente com as coisas e pessoas. Descubra como lendo o texto abaixo.

Pessoas que perdem as estribeiras com frequência costumam ser mais ansiosas e infelizes. Esse vem sendo seu caso? Então está na hora de você começar a procurar uma forma de buscar o equilíbrio na sua vida.

Publicidade

Pessoas equilibradas e pacientes são capazes de encontrar soluções para os seus problemas com mais frequência simplesmente porque elas param para pensar. Os impacientes ficam nervosos mais rápido e de uma hora para outra podem pôr tudo a perder, gerando problemas na vida pessoal e profissional.

Muita gente acha que ser paciente é ficar calmamente esperando que as coisas se resolvam por si só. Não é assim. Analise seu caso. Quando surge um problema, você avalia calmamente a situação procurando uma saída ou toma atitude intempestiva que poderá lhe causar problemas futuros? Pessoas pacientes não são imprudentes, apenas são equilibradas o suficiente para saber qual caminho tomar, sem deixar que a ansiedade chegue primeiro. Quando a impaciência começa a tomar espaço maior na vida de alguém, os prejuízos não tardarão a aparecer.

A paciência pode ser aprimorada. Leia as dicas a seguir e descubra como aprender a ser mais paciente no dia-a-dia. E mais feliz também:

Publicidade

Respiração

Quando você estiver em uma situação em que geralmente o seu controle vai para o espaço, faça o seguinte: inspire fundo e segure o ar por apenas dez segundos. Isso irá lhe ajudar a conter os impulsos que afloram de uma hora para outra. Meditar também é de ótima valia. Escolha um lugar calmo e silencioso. Mesmo que sejam apenas cinco minutos, utilize esse tempo para acalmar a mente. Se você costuma se estressar no trânsito ou no trabalho ou em ambos, medite antes de sair de casa. Acorde mais cedo, se for preciso. Será para seu bem.

Pensamento positivo

Pensar em coisas ruins atrai negatividade. Afinal, nós somos o que pensamos. Que tal você praticar um exercício bem prazeroso? Quando você estiver se sentindo incomodada e tomada pela impaciência, feche os olhos. Deixe sua mente viajar por lugares bonitos, situações marcantes e emocionantes com pessoas especiais. Se for possível, ponha uma música suave para acalmar a mente. Esta pequena atitude faz uma diferença impressionante. O coração volta a bater normalmente e a sua respiração irá normalizar. Libere a serotonina e deixe que o bem-estar invada sua mente e corpo.

Pausas

O trabalho é um fator estressante. E ficar horas a fio preso no escritório, lendo relatórios, atendendo telefone e dando conta da papelada deixa qualquer um maluco. Mude isso. Faça pausas estratégicas. Levante da mesa, dê uma volta pela sala, alongue-se. Permita-se parar para comer um lanchinho, calmamente, mastigando bem e engolindo naturalmente. Sua saúde agradece.

Chore

Que vontade de chorar dá quando somos contrariados. E chorar é muito bom, pois libera as emoções e nos sentimos mais leves depois. Porém controle-se na medida do possível e procure chorar quando você estiver sozinha ou na presença de amigos próximos. Ter uma reação forte assim no trabalho ou na presença de estranhos certamente irá causar uma impressão negativa, principalmente se isso se tornar frequente.

Dê a sua vida mais qualidade. Seja paciente.

Publicidade

Comente