Para poder conviver em sociedade e oferecer oportunidades iguais diante das diferenças entre pessoas de um mesmo grupo, torna-se necessário criar alguns processos de adaptação. É por isso que surgiu a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) desenvolvida e reconhecida por lei como o método adotado em todas as instituições de ensino do país para facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. A metodologia de LIBRAS é uma disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de Professores, para o exercício do magistério em nível superior e nos cursos superiores de Fonoaudiologia e Pedagogia. Mas qualquer pessoa pode utilizar o método, basta descobrir onde e como aprender LIBRAS.

Como aprender Libras?

Para aqueles que têm a curiosidade em aprender LIBRAS, saibam que esse curso é Ministrado por professores surdos natos. O curso conta com uma equipe certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela FENEIS.

Dividido em três módulos (módulo básico, intermediário e avançado), o curso foi desenvolvido para que, gradativamente, os alunos aprendam a linguagem de uma forma natural. A formação é de 180 horas, sendo que cada estágio tem a duração de cinco meses, podendo ser feito separadamente.

Existem também no mercado várias apostilas, inclusive algumas aprovadas pelo MEC, que trazem desde o ensino inicial – alfabeto manual e vocabulário básico; os 130 sinais, como a cartilha produzida pela APILMS – Associação de Intérpretes de Mato Grosso do Sul; ou as apostilas sobre os Aspectos Linguísticos da LIBRAS, desenvolvidas por Karin Strobel e Sueli Fernandes, que trazem alguns aspectos básicos da LIBRAS como variações existentes, estrutura gramatical, pronomes, configuração de mãos, etc.

Para quem já entende da linguagem e procura por algo mais específico, a cartilha LIBRAS e LIBRAS, da Série Atualidades Pedagógicas do MEC, é a mais indicada. Este volume é para os profissionais ou futuros profissionais de educação de surdos, professores, intérpretes, tradutores e instrutores que já sabem como aprender e desejam ensinar LIBRAS.

Veja abaixo vídeos aulas de como aprender libras:

Receba mais sobre "Como aprender Libras?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



8 Comentários



Faça um Comentário