Como aprender mecânica

Veja as principais dicas de como aprender mecânica.

Mecânica é uma profissão muito antiga e uma ciência exata que está muito presente em muitas coisas ao nosso redor. Máquinas industriais, automóveis, aviões, motocicletas, caminhões e motores são os principais objetos feitos pelo homem que tiveram como primícias os estudos da mecânica.

Publicidade

Para aprender mecânica é preciso primeiramente gostar de fazer cálculos, gostar de figuras geométricas, desenhos de peças ou máquinas, física e química também estão muito presentes na vida do mecânico. Além disso, a pessoa interessada em aprender mecânica deve ser curiosa e não ter medo de sujar as mãos com graxa, óleo e outros fluidos muito presentes na lubrificação de componentes da mecânica.

Para aprender mecânica é preciso:

Fazer cursos profissionalizantes

Gostar de fazer cálculos

Publicidade

Conhecer ferramentas

Conhecer medidas e instrumentos de medição

Conhecer elementos de máquinas

Entender o funcionamento das máquinas

Agora veja com detalhes o que é preciso saber para aprender mecânica.

1º Fazer cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes é que servirão de base para qualquer ramo da mecânica. Existem vários ramos da mecânica, por exemplo: Mecânica de usinagem (responsável por desenvolver peças) mecânica de manutenção (responsável por fazer manutenção em máquinas e equipamentos) mecânica de fluídos (responsável pela lubrificação dos componentes) mecânica de automóveis (responsável pelo conserto de automóveis).

Enfim existe uma infinidade de ramos da mecânica é preciso escolher um ramo e se especializar fazendo cursos profissionalizantes. Para começar é importante fazer Mecânica Básica que mostrará um apanhado geral sobre toda a ciência da mecânica, sobre os tipos de materiais e suas resistências e todos os processos de fabricação e fundição de matérias primas.

2º Gostar de fazer cálculos

Os cálculos farão parte da vida de qualquer mecânico. Seja encontrando medidas desconhecidas através de pequenas peças, até encontrar a velocidade de uma engrenagem. Fazer cálculos será rotina nos cursos de mecânica, principalmente se for um curso técnico onde vários tipos de fórmulas para fazer cálculos são apresentadas.

3º Conhecer ferramentas

As ferramentas serão as companheiras de trabalho do mecânico por toda a sua vida. Farão parte do dia a dia na oficina. Por isso é muito importante conhecer os principais tipos de ferramentas e suas aplicações. Mas este conhecimento é adquirido nos cursos e no dia a dia.

4º Conhecer medidas e instrumentos de medição

Outro fator muito importante na vida de um mecânico. Conhecer a medida de porcas, parafusos, arruelas, chaves, cilindros entre outros componentes é essencial assim como conhecer os instrumentos de medição como: paquímetros, micrômetros, goniômetros, trenas, réguas entre outros.

5º Conhecer o funcionamento das máquinas

Uma capacidade que será desenvolvida com o tempo e com a percepção do trabalho. O bom mecânico deve conhecer todos os componentes do equipamento ao qual ele está trabalhando. Saber aonde se encaixa cada componente ou qual a função de cada um é uma capacidade que ajuda muito na hora de consertar uma máquina ou de fabricar uma peça.

6º Conhecer os elementos de máquinas

Conhecer porcas, parafusos, arruelas, chavetas, pinos, travas anéis elásticos, cupilhas, engrenagens, polias, eixos, entre outros é uma obrigação de quem quer aprender mecânica. Lembrando que muita coisa não dá só para se aprender fazendo cursos, mas com a convivência com outros profissionais mais experientes e com o desenvolver das atividades no dia a dia. Por isso é fundamental trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Essas são as principais exigências para quem quer aprender mecânica. Então faça a escolha certa e tenha uma boa sorte.

Publicidade

Comente