Como aproveitar os benefícios da vitamina D

A vitamina D traz muitos benefícios para o organismo. Confira no texto abaixo.

Os benefícios da vitamina D, considerada um pró-hormônio, são muitos. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que a carência desta importante vitamina pode acarretar uma série de graves doenças. Sua principal fonte é o sol e basta ficar 15 minutinhos por dia exposto à radiação solar – sem protetor – para renovar a cota.

A vitamina D contribui fundamentalmente para que o cálcio seja absorvido pelo organismo e, desta forma, prevenindo contras futuros problemas nos ossos. Além disso, a vitamina ajuda a combater gripes e resfriados, enxaqueca, pressão alta, diabetes, depressão, câncer e perda de força e de massa muscular. Para dar uma ajudinha extra, você deve caprichar na sua alimentação. Consuma mais salmão, sardinha, atum, bife de fígado, derivados de leite e ovos. No entanto, é bem comum que mesmo seguindo este cardápio a pessoa ainda assim possa apresentar de carência da vitamina D. Peça ao seu médico o exame para verificação dos níveis dela no seu organismo.

Publicidade

Se realmente for constatado que a vitamina está abaixo dos valores de referência, é receitada uma suplementação com medicamentos em cápsulas ou em gotas.

Com a chegada do verão fica mais fácil de o organismo aumentar sua cota de vitamina D. Segundo especialistas da área, é melhor receber a luz solar nas pernas e
braços. Tomando o sol como recomendado, dá para estocar a D até o inverno. O horário indicado é das 10hs às 16hs, sem o uso do protetor solar, roupas ou alguma outra barreira que impeça os raios solares de alcançarem a pele. Porém, preste atenção. Não exagere sua exposição ao sol. São 15 minutos diários ou 30 minutos de 2 a 3 vezes por semana. Passado este tempo, aplique o protetor solar como de costume. Quem possui a pele mais clarinha, converte a vitamina D bem mais depressa. Bastam 5 minutos no sol para que ela seja produzida em dobro.

Publicidade

Para quem não tem muita facilidade de se expor ao sol, vale o passeio no parque, à pé ou de bicicleta, ao supermercado, a caminhadinha básica na hora do almoço indo e vindo do restaurante. O importante é não exagerar, ficando demais sob o sol. Faça exames regularmente para verificar os níveis de vitamina D. Pessoas que têm predisposição genética ao câncer devem antes consultar seu médico.

Publicidade

Comente