Como aproveitar os benefícios de um bom café

Como resistir a um cafezinho? Leia no texto a seguir os benefícios do café.

O café é um verdadeiro vício para muitas pessoas. Consumido com moderação, ele traz muitos benefícios para a saúde. Os estudos mais recentes garantem que quem consome café estabiliza o colesterol, afasta os riscos da diabetes, doenças do coração, pode auxiliar em casos de depressão, protege a pele, dá um up na melhora e na concentração. Bom demais, não é? Leia o texto abaixo e descubra um pouco mais sobre o delicioso café:

Publicidade

GRÃOS

Os aromas e sabores são vários e estão aí para agradar a todos. Conheça-os:

– Americano

Para diluir precisa de um pouco mais de água, mas o gostinho do tradicional expresso permanece.

Publicidade

– Aromatizado

Para quem gosta de variar, deve experimentar este tipo de café. Aos grãos são adicionados diversos sabores. Menta, canela, amêndoa e damasco são alguns deles.

– Descafeinado

Há quem adore café, porém não pode consumir cafeína. Neste tipo, ela é extraída dos grãos enquanto verdes e antes de serem torrados.

– Expresso

É preparado através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído em uma máquina especial. A água não deve estar fervente.

– Gourmet

Os grãos são nobres, 100% tipo arábica.

? Instantâneo ou solúvel

É aquele que você mistura na água com uma colherzinha e fica pronto na hora. Para isto os grãos são torrados e moídos, passando por processo industrial para ficarem em pó ou granulados.

– Orgânico

Nas lavouras em que é produzido não há o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos, por isto é considerado o mais natural de todos.

BENEFÍCIOS

– Pele

O consumo frequente e moderado do café retarda o envelhecimento precoce.

– Cérebro em dia

Se você anda se sentindo meio desanimado, experimente consumir um pouco mais de café. Os ácidos presentes na sua composição vão lhe deixar com o humor em alta. Também é um bom atuante nos casos de depressão.

– Ossos, dentes e sangue

Os minerais presentes no café como potássio, magnésio, cálcio e ferro preservam o bom estado e a saúde dos dentes, ossos e sangue. Os aminoácidos fortalecem a musculatura.

A indústria farmacêutica adota cada vez mais o uso da cafeína. Com ela são produzidos os mais variados antigripais, analgésicos e estimulantes cerebrais. Mas atenção! Passar o dia inteiro tomando café não faz bem para a saúde. Os médicos alertam que ingerir mais de meio litro em apenas um dia pode causar excitação demasiada e insônia. Aliás, quem tem problemas com sono deve evitar a bebida à noite. As pessoas que sofrem de arritmia, pressão alta e problemas do estômago podem piorar do caso se beberem café em doses muito altas.

Para conservar o café use a sua geladeira! Guarde em um recipiente bem vedado e afastado de temperos para não pegar cheiro.

Quem gosta de deixar a bebida em uma garrafa térmica aqui vai uma dica: não adoce. Ele irá fermentar e adeus café. O recomendado é não deixá-lo por muito tempo na garrafa. Tome-o fresquinho ou em máximo em 40 minutos.

E como preparar um excelente café? Não há muito mistério. Confira:

– No filtro de papel distribua o pó sem compactação e coloque a água em fio, lentamente;
– Usando o coador o pó deve ficar em infusão por dois minutos depois que o fogo for desligado;
– Gosta do café quente? Mas não deixe a água ferver. Para ficar perfeito, escalde o bule e a xícara com água quente.

E então? Que tal um café?

Publicidade

Comente