Como aproveitar todas as partes dos alimentos

Não jogue fora frutas e hortaliças. Confira como aproveitar todas as partes destes alimentos.

Quando cozinhamos, na maioria das vezes por falta de conhecimento, jogamos no lixo partes de alimentos de origem vegetal que ainda podiam ser muito úteis. Geralmente são postos fora cascas, folhas e talos, todos riquíssimos em nutrientes. Abaixo confira algumas receitas deliciosas e baratas e, sobretudo, muito saudáveis:

Publicidade

Antes de cozinhar, você deve seguir alguns cuidados. Lave bem os talos, cascas e folhas em água corrente e abundante. Após, prepare uma solução de meia colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água e deixe-as de molho por 30 minutos. Passado este tempo, lave de novo em água corrente e a partir daí você poderá iniciar o preparo das receitas.

SOPA DE CARÁ COM TALOS DE BRÓCOLIS

Você vai precisar de 3 xícaras de chá de cará, 1 colher de café de sal, 2 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 xícara de chá de folhas de brócolis picadas, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de chá de talos de brócolis picados.

Como preparar: em uma panela coloque o cará e cozinhe apenas com água e sal. Em separado doure em uma frigideira cebola e alho no óleo. Em seguida, adicione folhas de brócolis e refogue. Leve ao liquidificador o cará, a água do cozimento e as folhas refogadas.

Publicidade

Acrescente os talos, bata novamente e coloque tudo no fogo para ferver por 15 minutos. Rende 5 porções.

Não desperdice os talos dos brócolis, pois estes são muitos ricos em vitamina A e C, proteínas e sais minerais. Você pode preparar ainda refogados, arroz e recheios de bolinhos.

PASTEL ASSADO DE BRÓCOLIS E CENOURA

Para a massa você vai precisar de meia xícara de chá de cenoura cozida e amassada, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 ovo, ¼ de xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de café de sal.

Para o recheio você vai precisar de 2 colheres de sopa de óleo, meia xícara de chá de cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de chá de tomate picado, 1 xícara de chá de brócolis picado, 1 xícara de chá de folhas de cenoura picada, 100 gramas de mussarela, 1 colher de chá de sal, orégano a gosto e 1 gema para pincelar.

Como preparar a massa: misture todos os ingredientes em um recipiente, amasse bem com as mãos e reserve.

Como preparar o recheio: na frigideira refogue alho, tomate e a cebola no óleo. Depois acrescente os demais ingredientes e misture bem.

Abra a massa, coloque os recheios e feche os pasteis depois de modelados. Use gema batida para pincelar e leve ao forno para dourar. O ideal é que seja saboreado quente. Rende 6 porções.

As folhas de cenoura contêm propriedades como vitamina C, luteína, cálcio e ácido fólico. Você também pode usá-las nos refogados, suflês, sopas e omeletes.

Não desperdice estes alimentos. Eles são uma excelente fonte de saúde para toda a sua família.

Publicidade

Comente