Como atuar como Consultor de Moda

Se você gosta de moda, atuar na área pode render uma boa graninha no final do mês. Descubra como lendo o texto abaixo:

As pessoas que gostam do ramo da moda podem ter um bom faturamento mensal atuando nessa área ao mesmo tempo que fazem o que gostam. O Consultor de Moda nada mais é que um profissional habilitado para prestar assessoria e consultorias a empresas e pessoas físicas. Esse especialista deve estar por dentro de todas as tendências da moda nacional e internacional, podendo dessa forma orientar seus clientes em relação à moda, cores, tecidos, silhuetas, cores e estilo.

Publicidade

O consultor pode atuar em duas frentes: pessoal ou profissional. Quem deseja construir uma nova imagem pessoal ou dar um up na imagem profissional pode recorrer ao especialista em moda, cuja função será orientar e dar dicas de como se vestir adequadamente ao seu perfil e personalidade. Cada vez mais pessoas recorrem ao consultor de moda para obter dicas de como se vestir no ambiente de trabalho, de acordo com o cargo que exercem e com seus objetivos e metas profissionais.

Se você está interessada em entrar na área, é preciso estar sempre antenada nas tendências. Leia revistas especializadas nacionais e internacionais, aprofunde-se nas novidades da indústria têxtil mundial, assista programas e mantenha-se atenta aos principais centros da moda como Paris, Nova York, Milão e Tóquio. Outras características são necessárias para exercer essa profissão. Anote: ter boa apresentação, lidar bem com as pessoas, habilidade em convencer e persuadir os clientes, responsabilidade, ser organizado e criativo, gostar de estudar e pesquisar, ser franco, paciente, possuir habilidades manuais, aprofundar-se em história da arte e ser um bom conhecer da anatomia humana.

Para entrar na área, é necessário obter um diploma em curso de graduação em moda. As empresas exigem certificado aos profissionais que desejam atuar no mercado de Imagem Corporativa. Mas só o diploma de curso superior não basta. É importante buscar sempre a excelência na área com cursos de especialização e pós-graduação em negócios da moda e marketing, por exemplo.

Publicidade

Entre as atividades do consultor de moda as que mais se destacam são: ter um catálogo de produtos, divulgar marcas, planejar estratégia de vendas, pesquisar as tendências no mercado, mostrar os produtos aos clientes, ter sempre à disposição dos clientes catálogo dos produtos com as cores e tecidos, enviar os pedidos de compras através da internet ou encomendas e obedecer os prazos propostos.

Veja agora as áreas de atuação e especialidades do consultor de moda:

Empresas: o consultor pode ser contratado por empresas de qualquer área para orientar os colaboradores a como se vestirem adequadamente, proferir palestras sobre moda e criar uniformes exclusivos;

Pessoas físicas: o consultor orientará o cliente a como se vestir de acordo com seu biótipo e estilo, garantindo dessa forma mais segurança pessoal;
Agências de publicidade e de modelos;

Produtoras de moda.

O mercado de trabalho está em crescimento, porém a maioria dos profissionais atua como freelancer. As empresas, no entanto, buscam pessoas qualificadas nesse mercado tão competitivo. Quanto mais conhecimento, mais valorização. É possível trabalhar até na televisão, em programas de moda, dando dicas aos telespectadores.

Quem curte o mundo fashion irá certamente se dar muito bem na profissão. Se é o seu caso, invista! Informe-se sobre o mercado de trabalho junto ao Instituto Nacional de Moda e Design – IN-MOD e na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT.

Publicidade

Comente