Como atuar na área de eventos

Quer se divertir e ganhar uma boa grana ao mesmo tempo? Então atue na área de eventos.

Se você é organizada, sociável e tem bastante disposição, a área de organização de eventos pode ser a sua praia. Mas para se dar bem você precisa estar preparada para levar uma vida movimentada e manter seus contatos sempre atualizados. Organizar shows, eventos de lançamentos de livros, inaugurações de lojas, casamentos. Tudo isso faz parte da vida desse profissional que pode faturar até 5 mil reais por mês. A boa notícia é que existem no Brasil faculdades tecnológicas com cursos na área de eventos. Veja onde atuar:

Publicidade

– Organização: Tudo passa pelo crivo desse profissional. Ele que irá escolher o local do evento, e é de sua responsabilidade os shows de entretenimento, a parte gastronômica, decoração, marketing e divulgação da festa. Dinamismo é essencial e não se pode deixar escapar nenhum detalhe. Qualquer falha pode manchar o brilho da festa e prejudicar negócios futuros;

– Captação: em grandes eventos, geralmente o trabalho começa com muita antecedência. Para o empreendimento dar certo, o responsável pela captação de recursos deve ser capaz de assegurar a infraestrutura do lugar onde será realizado o evento e alocar recursos humanos e financeiros. Não é um trabalho nada fácil, pois exige trabalho quase sem folgas e muita dedicação;

– Produção: nessa área o profissional é responsável pelos projetos saírem do papel. Enquanto está ocorrendo o evento, a produção fica acompanhando tudo de perto, atenta para que nada saia errado. Além disso, a produção deve cumprir o cronograma e ser responsável por montar e desmontar toda a estrutura do evento.

Publicidade

Como você viu, a vida de um organizador de eventos não é nada fácil e em alguns momentos pode ser bem estressante. Mas é justamente isso que atrai muitas pessoas para esse mercado, pois ele é totalmente imprevisível e não é preciso ficar dentro de um escritório doze horas por dia. Finais de semana são bastante comprometidos e entrar madrugada adentro para atender bem um cliente também faz parte do negócio. Saber trabalhar e comandar equipes também é fundamental. Ficou interessada? Veja onde estudar:

– São Paulo: Senac (www.sp.senac.br) e FMU (www.fmu.br);
– Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br), Universidade Gama Filho (www.ugf.br);
– Salvador: Unijorge (www.fja.edu.br);
– Natal: Universidade Potiguar (www.unp.br)
– Goiânia: PUC-Goiás (www.ucg.br)
– Fortaleza: Unifor (www.unifor.br)
– Joinville: Faculdade Anhanguera (www.vestibulares.br)
– Palmas: Faculdade de Tecnologia de Palmas (www.ftp.edu.br)
– Curitiba: Unicuritiba (www.unicuritiba.com.br)

Os cursos têm a duração de dois anos e entre as disciplinas estão planejamento e organização de eventos, comunicação empresarial, linguagem cerimonial e protocolo. Falar inglês e mais outro idioma aumentam as chances de sucesso na profissão.

Invista nessa área e leve uma vida sem tédio e rotina.

Publicidade

Comente