Como aumentar a vida útil de um modem

A expectativa de vida dos modens mais novos parece estar ficando cada vez mais curta, provavelmente porque eles não estão mais vindo com o dissipador de calor. Este artigo irá ajudá-lo a localizar e aumentar o dissipador de calor em um modem.

O procedimento de localizar o dissipador de calor e otimizá-lo, também pode ser realizado em um roteador sem fio, ou quaisquer outros periféricos que costumam esquentar. Não esqueça de desligar qualquer equipamento, antes de começar a manipulá-lo.

Publicidade

1- Remova a tampa do modem. Os modelos mais recentes não possuem parafusos, basta puxar e eles desencaixam.

2- Localize o dissipador de calor. Normalmente se tratam de pequenos pedaços de alumínio, sempre visíveis. O mais comum é que eles venham com um aviso escrito: “dissipador de calor”ou “heat sink”.

3- Para aumentar a potência desse dissipador, instale um pequeno pedaço de papel alumínio. Você pode encaixá-lo e soldá-lo, junto ao dissipador de calor. A solda de estanho provavelmente não vai aderir ao alumínio, mas ajuda a manter o contato das duas superfícies. Você pode utilizar algum tipo de super cola, também, só não exagere. Nas lojas especializadas, você pode adquirir uma cola específica para dissipadores de calor, caso julgue necessário, ou até mesmo as tão famosas pastas térmicas, utilizadas em coolers.

Publicidade

4- Há quem aumente a potência do dissipiador, adicionando uma moeda ao alumínio, no caso dos dissipadores que ficam mais expostos. Apenas colocar uma moeda por cima do dissipador, já pode ser suficiente para aumentar sua vida útil, mas essa técnica pode levar aum curto-circuito, dependendo da voltagem utilizada pelo aparelho.

5- Instale o modem. O ideal é posicioná-lo na vertical, preso em alguma superfície, e se for possível, sem a tampa. Tudo para fazer com que ele não esquente tanto, e com isso, dure mais. Modens com dissipadores de calor instalados, e otimizados, tendem a durar até 2 anos a mais que os modelos comuns.

Há quem acredite que aparelhos com a tampa aberta ficam mais expostos à poeira. Mas o que acontece é exatamente o contrário. Sem a tampa, o ar circula, e as partículas de poeira acabam sendo removidas pelo vento. Sem falar que com o interior exposto, fica mais fácil reconhecer quando o equipamento está precisando de uma faxina.

Modens, roteadores, CPUs, todos esses equipamentos seguem a mesma lógica. Boa sorte na implementação e aproveite a nova vida útil do seu equipamento.

Publicidade

Comente