Como beber de forma responsável

Saiba como beber sem cometer excessos.

Quem é que não gosta de tomar uma cerveja, relaxar um pouco, estar entre amigos e participar daquele happy hour após um cansativo dia de trabalho? Isso não é problema nenhum, mesmo em época de lei seca, este é um hábito completamente saudável, desde que você evite dirigir após beber. Mas o grande problema do álcool são os excessos. O primeiro passo é assumir a responsabilidade sobre o que o álcool pode fazer com você e procurar ajuda caso você não consiga fazer isso sozinho.

Publicidade

Como beber de forma responsável?

Beber de forma responsável é saber que você, ao ingerir bebidas alcoólicas, está seguro e mantém as outras pessoas seguras de seus atos, evitando situações que coloquem as pessoas em risco e estando consciente do que você está fazendo.

Sempre preste atenção naquilo que você está bebendo e como este tipo de bebida afeta sua consciência. Conheça bem o efeito de cada tipo de bebida, o seu teor alcoólico, a quantidade que pode ser ingerida de forma que você não venha a ter problemas de comportamento.

Uma dica é beber água durante o consumo do álcool, pois isso fará com que você não deixe seu corpo ficar desidratado.

Publicidade

Beber e dirigir

A responsabilidade do ato de beber está diretamente ligada ao fator dirigir. Em hipótese alguma beba e dirija. Se você sabe que terá que voltar para a casa dirigindo, não faça qualquer consumo de álcool, mesmo que em baixas quantidades e que você saiba que isso não afetará o nosso estado consciente. Lembre-se que a legislação da lei seca prevê punições para quem descumprir essa determinação legal. O álcool diminui sua velocidade de reação e no trânsito precisamos pensar e agir rapidamente, algo que sob o efeito do álcool não conseguirá fazer.

Caso você queira realmente sair para beber, combine com seu grupo de amigos que um seja o responsável por dirigir, de forma que essa pessoa não faça o consumo de álcool. Se ninguém topar, dividam um táxi.

Quando procurar ajuda

Existem alguns sinais que podem auxiliar você a perceber que algo está fora de controle, como por exemplo: pensar com frequência em beber, sentir que seu organismo necessita de álcool, beber escondido das pessoas, irritação, brigas familiares, desânimo e cansaço excessivo.

Se mesmo após todas estas considerações, você não se sente capaz de beber responsavelmente e sempre perde o controle, procure ajuda médica ou psicológica. Converse com pessoas mais responsáveis, procure saber o motivo de você perder este controle. Reconhecer o problema é o primeiro passo para se livrar dele.

Publicidade

Comente