Como colecionar selos

Que tal começar um hobbie interessante como colecionar selos? Veja como neste artigo e comece agora a arte da filatelia.

Algumas pessoas preferem correr que além de ajudar na saúde dá bem estar. Outras pessoas já gostam de nadar e assim se sentem renovadas para encarar todos os dias de suas vidas. Já outras descobriram na arte de colecionar algo, um gosto pela cultura, história de um povo ou beleza do objeto colecionado.

Publicidade

É o caso dos colecionadores de selos que mais do que o ato de guardar selos, veem nisso mais do que uma arte, uma paixão. Quem coleciona selos é chamado de filatelista e os grandes e mais conhecidos colecionadores de selos do mundo, possuem selos raros e antigos, alguns tão valiosos que valem uma fortuna! Se você está pensando em colecionar algo, veja como colecionar selos e comece hoje mesmo a sua coleção.

Garimpe suas cartas antigas

Se você tem cartas antigas guardadas, lá é a primeira fonte de selos. Os selos que geralmente são mais valiosos e interessantes, são aqueles comemorativos como do dia do descobrimento do país ou do aniversário ou memória de algum político ou personalidade. A partir do momento que você decidir em colecionar selos, tenha certeza que estará lidando com um material muito frágil e que deve ser cuidado e manuseado sempre com muita sutileza.

Outra formas de conseguir mais selos

Se você é da era y e provavelmente desconhece o uso de cartas, então uma forma de conseguir selos para colecionar é com familiares e amigos. Uma boa pessoa que você pode procurar é seu avô ou pai pois provavelmente eles tem inúmeras cartas guardadas e com vários selos pra você guardar.

Publicidade

Além da família, você pode participar de feiras de filatelistas que acontecem o ano todo e em várias partes do mundo e que vendem e até trocam selos entre colecionadores. Essa sim é uma ótima forma de formar uma coleção rara e rápida mas geralmente com um investimento alto em dinheiro.

Como guardar seus selos

Há várias formas de guardar selos, sendo a mais comum colocando seus selos em envelopes próprios para selos e catalogando cada um. Além de ficar organizado, é bonito e quando você tiver um número grande de selos ficará interessante de ser mostrado. Outras pessoas, principalmente quem tem muitos selos, geralmente até compram armários próprios com chave e no caso de ter selos raros e valiosos, alguns colecionadores até guardam em bancos ou colocam no seguro.

Publicidade

Comente