Como colocar os computadores da sua casa em rede

Se você tiver vários PCs em sua casa, talvez você queira que eles funcionem em rede, para que todos possam acessar a internet e compartilhar documentos. Para criar uma rede entre os seus computadores, basta alterar algumas configurações nos seus computadores e plugar alguns cabos. Veja só:

Publicidade

Verifique as placas

Dê uma olhada na documentação que veio com seus computadores, ou navegue pelos drivers de dispositivo no painel de controle, para verificar se eles têm placas Ethernet com fio, ou placas de rede sem fio.

Adquira um roteador

Um roteador com fio ou sem fio, dependendo do tipo de placas de rede que você tem, será necessário para colocar os computadores em rede. Em geral esses dispositivos não são tão caros, e têm uma vida útil de cerca de 2 a 6 anos.

Instale o roteador

O roteador vem com um software, que deverá ser instalado no computador principal, onde o modem é conectado, normalmente. Não há necessidade de instalar o software do roteador em qualquer um dos outros computadores, a menos que a documentação do roteador indique o contrário. Em seguida, conecte um cabo Ethernet da porta WAN no roteador, para a porta de saída da sua banda larga ou modem a cabo.

Publicidade

Precisa de cabos?

Conecte os cabos Ethernet adicionais de qualquer uma das outras portas do roteador, para as placas Ethernet em seus computadores, se você estiver usando um modem com fio. Pule esta etapa se você estiver usando placas de rede sem fio.

Configurando a internet

Vá para o menu Iniciar. Acesse o Painel de Controle e clique em Central de Rede. Clique no link do lado esquerdo que diz “Conectar a uma rede”. Escolha a opção para rede com ou sem fio, dependendo de qual tipo de roteador que você está usando. Clique sobre o nome do seu roteador e depois claque em OK. Repita o processo para todos os outros computadores da rede, para que todos eles possam acessar a mesma conexão à Internet.

Configurando o compartilhamento de arquivos

Volte para a Central de rede para configurar caso você deseje que os computadores sejam capazes de compartilhar arquivos. Basta selecionar a opção “Compartilhamento de Arquivos” em cada um dos computadores, para que eles possam acessar cada um dos outros discos rígidos.

Pronto, seus computadores estão compartilhados! A parte mais difícil é mesmo plugar todos os cabos. Então, se você quiser seguir a lei do mínimo esforço, dê preferência para roteadores sem fio. A desvantagem desses roteadores é que, no caso de internet banda larga via cabo, a conexão costuma perder um pouco da qualidade quando é compartilhada sem fio. Eles também funcionam com conexões de fibra ótica, mas são ideais para conexões à rádio.

Publicidade

Comente