Veja como colocar senha para proteger seus arquivos da curiosidade alheia.

Em computadores compartilhados, mesmo que seja em casa, às vezes bate a curiosidade de ver os arquivos preferidos de alguém: documentos, fotos, músicas, vídeos, etc. Se você não quer ter a sua privacidade invadida, convém tomar alguns cuidados. Por sorte, são tarefas simples e rápidas.

Como colocar senha em uma pasta

No Windows, você pode compactar seus arquivos secretos numa pasta; feito isso, é só colocar a senha. Mas os nomes dos arquivos desta pasta estarão visíveis para quem abrir o gerenciador de arquivos (Meu computador, Meus documentos, etc.). Não poderão ser acessados, mas estarão relacionados.

Para colocar senha em uma pasta, é preciso usar o aplicativo WinRar. Se você não o tiver, pode fazer o download gratuito. Depois de um período, algumas ferramentas do programa expiram, mas não a que nos interessa: impedir o acesso de bisbilhoteiros.

Instalado o programa, coloque seus “secret files” numa pasta, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Adicionar para o arquivo…”. Será aberta uma janela, em que deve ser clicada a aba “Avançado”. Selecione a opção “Configurar Senha” e digite o código escolhido.

Se você não quiser que nem os nomes dos arquivos sejam visíveis, é preciso selecionar também “Codificar nomes dos arquivos”.

A pasta invisível

No Windows também é possível criar uma pasta invisível. Na área de trabalho, clique com o botão direito, selecione “Novo” e “Pasta”. Apague o nome sugerido e, com a tecla Alt pressionada, digite 255. A pasta fica sem nome. Clique com o botão direito e selecione “Propriedades”; clique em “Personalizado” e no botão “Alterar ícone”. Selecione um ícone sem imagem (estão próximos ao ícone da árvore). Dê ok e pronto. A pasta está invisível. Para encontrá-la, pressione Ctrl+A na área de trabalho. Todas as pastas e atalhos serão selecionados. A pasta invisível é um ponto azul sobre o papel de parede. O procedimento pode ser feito em pastas já existentes.

Esta pasta apenas não aparece, mas pode ser encontrada por um usuário que conheça os macetes. Ele poderá acessá-la com facilidade.

Arquivos criptografados

Outra opção é o EncryptOnClick, também gratuito. É um programa de criptografia. Feita a instalação, é aberta a interface do programa, que tem apenas uma janela, com os botões “folder” (para criptografar pastas) e “file” (para criptografar arquivos). Na coluna “Encrypt” você protege seus arquivos e na “Decrypt” você os abre com segurança. Para qualquer uma destas operações, o programa vai pedir para colocar senha.

Existem programas para descobrir senhas, quase todos pagos. Por isso, escolha uma senha longa, mesclando números e letras. Mesmo com um programa de detecção, vai ser necessário muito tempo para alguém descobrir seu código secreto.

Receba mais sobre "Como colocar senha em uma pasta" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário