Como colocar seu filho em uma escola particular

Pôr as crianças em colégio particular pode causar mais despesas que você imagina. Confira dicas para se planejar adequadamente.

O sonho da grande maioria dos pais é colocar os filhos em uma escola particular. Mas sem dúvida, este é um desejo que não está ao alcance de muitas famílias. Para isto é preciso um pouco de sacrifício familiar e muito planejamento. E lembre-se: não é apenas a mensalidade que constitui uma despesa importante, mas também os gastos extras.

Publicidade

Quem vive com o dinheiro contado não deve decidir de um dia para o outro tirar o filho (s) da escola pública e matricular na particular. Isto requer planejamento de, no mínimo, 4 meses de antecedência. Geralmente, os pais já têm em mente as escolas preferidas. Faça uma pesquisa para ter uma noção das mensalidades. Escolas que ficam localizadas no bairro possuem a vantagem de dispensar o ônibus escolar, podendo alguém da família levar à pé.

As mensalidades são uma despesa ? e tanto – a mais no orçamento. Ponha todas as suas contas no papel e verifique o que é possível cortar. Veja:

· * Faça uma tabela e separe as contas fixas como prestação ou aluguel da casa, luz, água, supermercado;

Publicidade

· * Em outra parte da tabela coloque as contas variáveis como diversão, roupas e os demais gastos que inevitavelmente vão surgindo;

· * Passe a anotar tudo o que você gastar diariamente;

· * Estude o que você pode cortar ou estabelecer um limite. O que restar confira se alcança o valor da mensalidade da escola;

· * Se existem dívidas que não foram pagas, providencie para saná-las antes de iniciar o compromisso financeiro com a escola particular;

· * Poupem. Antes de iniciar o ano letivo, é interessante a família reservar um valor semelhante ao da parcela investida na escola. Desta forma, é possível saber no bolso o quanto irá pesar no orçamento a mensalidade e ainda ter uma reserva extra quando as aulas iniciarem, no caso de algum imprevisto.

Efetuada a matrícula na escola, os pais devem ficar atentos ao ensino pedagógico, professores e colegas. Escolas particulares não são perfeitas e os pais têm obrigação de se envolverem na vida estudantil dos filhos. Não se esqueça de que a opinião das crianças também conta muito. De nada adianta você adorar a escola e elas ficarem inseguras.

Fique atenta para os gastos extras, pois eles são diversos e dispendiosos. Material, uniforme, excursões, aulas. Durante sua pesquisa confirme o que faz parte mensalidade e calcule se tudo cabe no seu bolso. Ao matricular mais de um filho na mesma escola particular, peça descontos. Vale até reaproveitar o uniforme escolar de um coleguinha.

Garanta uma boa educação para seu filho, mas sempre fique atento aos detalhes.

Publicidade

Comente