Como combater a prisão de ventre

Nada pior que estar tendo um desconforto abdominal seja no trabalho ou em casa. Saiba mais sobre a prisão de ventre e como evita-la.

Está sentindo um peso, mal estar? Pode ser a prisão de ventre. A prisão de ventre nada mais é do que a dificuldade de evacuar ou soltar gases gastrointestinais. O problema disso é que por mais que você vá ao banheiro várias vezes, se esforce, não consegue evacuar e aí o desconforto se torna cada vez maior. Mas o que fazer?

Publicidade

Mas do que ir ao médico e tomar inúmeros remédios, mudar os hábitos alimentares podem solucionar o problema rapidamente. Não acredita? A seguir, veja algumas dicas de como combater a prisão de vente.

Prisão de ventre é doença

Apesar do desconforto, muitas pessoas acham que ficar alguns dias sem ir ao banheiro, ficar inchado, com mal estar e desconforto abdominal são coisas normais e que não precisam ser levadas a sério, a ponto de serem tratadas. O problema pode desencadear outros problemas no organismo como distúrbios no sono, baixa concentração e mau humor.

O normal é que uma pessoa saudável vá ao banheiro pelo menos 1 vez no dia. Nenhuma vez é tão preocupante quanto ir várias vezes. As vezes um remédio como laxantes já alivia e resolve o problema, assim como a modificação na alimentação também pode resolver todos seus problemas.

Publicidade

Mudança no cardápio

Se você toma muito refrigerante, come muita carne vermelha e carboidratos como pães e massas, esse pode estar sendo o problema da prisão de ventre que você tem tido. Refrigerantes possuem gás carbônico que no estômago e instestino, causa ainda mais mal estar e sensação de peso. Carne vermelha demora muito para ser digerida e carboidratos também são alimentos muito pesados.

Procure comer alimentos de fácil digestão como verduras, legumes, frutas e líquidos. Legumes cozidos são ainda melhores para um bom funcionamento intestinal.

Evite comer muito a noite

Não que você deva abolir a janta, pois ela é importante, mas é justamente o momento do final de um dia, que devemos nos alimentar comendo alimentos mais leves, em poucas quantidades e procurar não deitar logo que se janta.

Uma boa dica a noite, é depois de jantar chupar ou tomar um copo de suco de laranja. A laranja ajuda a região gastrointestinal trabalhar, portanto chupa-la e dormir uma hora depois de consumí-la ajudará que pela manhã você esteja apto a evacuar.

Publicidade

Comente