Como combater o colesterol ruim

Dicas para controlar o colesterol e viver bem.

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte, naturalmente, do nosso corpo, ele é fundamental para o funcionamento do organismo e é responsável pela produção de vitamina D, de alguns hormônios e de ácidos que ajudam na eliminação de gorduras do corpo, no entanto, há dois tipos de colesterol, o LDL conhecido com “mau colesterol” e o HDL conhecido como “Bom colesterol”. O aumento do colesterol ruim pode causar muitos desconfortos e doenças, é por isso que daremos algumas dicas para controlar o LDL e ajudar a ter mais saúde e disposição no seu dia-a-dia.

Publicidade

As causas do aumento do mau colesterol podem ser pela forma de vida, ou seja, pela alimentação inadequada, pela falta de exercícios físicos e pela ausência de uma dieta equilibrada, ou também pode ser por fatores hereditários, nestes casos, o controle é mais delicado e é muito difícil ser evitado o aumento do mau colesterol, mas isso não significa que não deva ser tratado, muito pelo contrário, os cuidados devem ser redobrados para que não agrave este aumento a ponto de uma complicação no corpo e no organismo. Quando o LDL passa dos limites seguros, ele começa a depositar-se nas paredes da circulação sanguínea, isso pode afetar de várias formas, como as causas de derrames, AVC, infarto e outras doenças.

Há algumas formas de evitar e controlar o mau colesterol, como os exercícios físicos, os aeróbicos são os mais recomendados, eles fazem com que o bom colesterol suba e o mau diminua e, ainda controlam a pressão arterial e o peso, sendo assim, os exercícios são ótimos aliados. A alimentação também é um meio de controle para o colesterol, uma dieta balanceada pode ser fundamental para o bom funcionamento do organismo, a gordura que se acumula na barriga, também chamados triglicerídeos, pode aumentar o mau colesterol, assim, comer alimentos menos gordurosos e investir em fibras é uma boa entrada para uma dieta eficiente. E por fim, o controle do peso, ele pode ser um reflexo da sua situação em relação a quantidade de colesterol ruim e bom no organismo, quanto mais peso, maiores as chances de ter uma quantidade maior de mau colesterol. Também há os fatores que não podem ser controlados em relação ao aumento do colesterol como exemplo, o sexo, a idade e a hereditariedade. Vejamos quanto ao sexo, os homens correm maior risco de aumento do colesterol, porém, as mulheres após a menopausa ganham uma perda do bom colesterol e aumentam o mau colesterol e, com o passar da idade o colesterol tende a aumentar por conta própria, daí a importância de cuidar preventivamente.

Publicidade

Comente