Como comprar a lavadora de roupas certa para você

Elas estão cada vez mais modernas. Veja o modelo ideal de lavadora de roupas para você e sua família.

Hoje em dia viver sem uma lavadora de roupas, por mais simples que seja o modelo, é quase impossível. Quem tem tempo para ficar esfregando peças e peças de roupas da família inteira em cima de um tanque?

Publicidade

Se você tem um tipo antigo e está disposta a trocar para facilitar ainda mais sua vida, leve em consideração os programas da nova máquina e o volume de roupas que ela pode lavar. E não hesite em pagar um pouco mais caro se isto significar economia de água e luz. Confira as dicas:

Lavadora e secadora

São modelos bem úteis, porém mais caros. Mas o investimento vale a pena. As roupas saem limpas e já secas. A economia de energia é satisfatória. Você poupa mais luz do que se estivesse usando as duas simultaneamente, se fossem independentes uma da outra. O design é moderno e o painel é digital. Quem não tem intimidade ainda com tecnologia é bom dar uma treinada antes de adquirir.

Economia de energia

Antes de comprar uma lavadora de roupas, procure o selo de consumo de energia. As que vêm com eficiência enérgica tipo A são as mais econômicas e vale a pena a escolha por elas. Os modelos que tem a opção de água quente gastam até dez vezes mais energia. A sugestão para não gastar muito é não usar este ciclo nas lavagens frequentes.

Publicidade

Consumo de água

Os modelos que possuem tampa frontal consomem metade da água daquelas que vem com a tampa na parte de cima. Se você optar por lavadoras com nível automático, vai pagar mais caro. Em compensação elas são programadas para calcular a quantidade certa de água para cada leva de roupa.

Cor

Hoje em dia os modelos vêm com mais opções de cores. Porém, o tradicional ainda é o branco que custa menos e desempenha as mesmas funções. Mas para quem está a fim de variar e gastar um pouco mais, invista nas versões em inox, cinza e coloridas.

Tambor

Adquira um modelo de acordo com o tamanho da peça em que a lavadora será instalada e a quantidade de roupa que você costuma lavar. A capacidade do tambor fica entre 5 a 13 kg. Quem possui um espaço amplo em casa e lava bastante roupa, vale a pena comprar um modelo cujo tambor fique entre 10 e 12 kg. Se for o contrário, opte por uma lavadora menor, de até 6 kg. Mas se o lugar onde ficar a máquina for pequeno e houver muita roupa a ser lavada, o ideal é um modelo entre 7 e 9 kg.

Programas

Apesar de os novos modelos virem com muitas programações, na maioria das vezes utilizamos somente os básicos. Uma função bem inteligente e prática é o timer.

O objetivo é programar a lavagem para horários que você mesmo estipula.

Centrifugação

A centrífuga é uma mão na roda, contudo quanto maior a velocidade da rotação, mais as roupas saem secas e… amassadas. Fique de olho no preço, pois quando maior a velocidade, mais cara a lavadora. A sugestão é adquirir modelos entre 800 e 1000 rpm.

Publicidade

Comente