Como comprar ouro

“Aprenda como funciona o mercado do ouro, quais opções você tem para comprar e porque é considerado um bom negócio”.

O ouro é utilizado como dinheiro desde o tempo dos romanos, em torno de 500ac. Atualmente ele é vendido a qualquer pessoa física, nos mais diversos tamanhos e pesos, desde gramas até quilos. A grande procura pelo ouro se deve pela segurança do investimento, uma vez que enquanto outras moedas, como dólar e euro possuem uma grande variação, o ouro nunca perde seu valor. Além disso, o ouro possui um espaço físico muito menor se comparado ao dinheiro. Uma barrinha de 5 quilos exigiriam mais de 7 mil notas de 50 reais.

Publicidade

Como comprar?

O primeiro passo antes da compra é sempre exigir certificado, para que se tenha certeza sobre a procedência do ouro, evitando assim, comprar algo que não seja exatamente ouro. Para comprar ouro você tem duas opções, a bolsa de valores ou o mercado de balcão.

Ao contrário do que as pessoas imaginam, não precisa ser um mega investidor para comprar e lucrar com ouro, mas caso a opção seja a bolsa de valores, você vai precisará de um capital maior para investimento, isso porque lá você pode comprar no mínimo 250 gramas de ouro, o que dá em torno de 18 mil reais, além de exigir que você esteja cadastrado a uma corretora.

Já se você optar pela compra em balcão, o procedimento é mais simples, pois qualquer um pode fazer, podendo utilizar qualquer valor para compra. Você pode comprar barrinhas de ouro ou mesmo moedas de gramas de ouro, porém, no mercado de balcão, o valor do ouro é um pouco maior.

Publicidade

Em ambos os casos você tem a opção de levar ou não o ouro físico para casa. Na bolsa por exemplo, você faz sua compra por contrato apenas, mas se você desejar levar o ouro, pode exigir, agendando uma data para retirada. Já no balcão, você sai com a barra de ouro na mão no momento da compra.

Onde comprar?

Para comprar ouro você pode optar por lojas de balcão ou pela bolsa de valores. No caso da bolsa de valores, você terá que entrar em contato direto com seu banco, pois eles são autorizados pela CVM a fazer este tipo de operação. Você poderá fazer as compras diretamente pelo site do banco, pelos chamados “home broker”.

Se você optar pela compra em balcão, deverá estar atento com relação a credibilidade da empresa, para estar comprando algo completamente legalizado. Siga uma de nossas dicas para efetuar uma compra com segurança.

– Ourominas: esta é uma empresa credenciada pela CVM, que dá a opção do cliente comprar ouro através da internet. Para isso basta acessar o site www.ourominas.com que você receberá sua barra de ouro em casa, pagando o valor do frete, que é realizado pelos correios. Se você quiser comprar nas lojas físicas, basta dirigir-se a uma das lojas presentes em 13 estados brasileiros. Confira todas as lojas físicas em http://goo.gl/P92Bv.

– Banco do Brasil: comprar direto com o Banco do Brasil traz uma tranquilidade maior, principalmente pela confiança que esta instituição nos passou ao longo dos anos. Lá você poderá comprar ouro em barra diretamente e para isso basta ir até uma agência ou solicitar informações pelo 4004-0001.

– Good Câmbio (Porto Alegre): possui lojas físicas nos shoppings Praia de Belas e Bourbon Wallig. Informações pelo (51) 3232-3399.

Publicidade

Comente