Como conquistar o primeiro emprego

Quer entrar no mercado de trabalho? Leia o texto abaixo e confira dicas para conquistar seu primeiro emprego.

Como conquistar a primeira vaga no mercado de trabalho? Essa dúvida atormenta muitos jovens. Para alcançar a independência financeira ou ajudar a manter a casa, o desafio de conseguir um emprego hoje em dia tira o sono de muita gente.

Publicidade

Não desanime se você não possui experiência. Enfrentar longas filas pode ser bem deprimente, mas não desista. A maioria está na mesma situação que você. Sabe o que os empregadores procuram em jovens profissionais, tendo eles experiência ou não? Vontade de trabalhar e aprender, sorriso no rosto e sim, é claro, bastante disposição.

Abrace as oportunidades sem medo. Ficar escolhendo lugar para trabalhar pode fechar muitas portas. É ilusão achar que o primeiro emprego será para sempre ou que de imediato você irá trabalhar onde sempre sonhou. Geralmente não é assim. Ao adquirir experiência e formação, você irá galgando os degraus rumo ao que você deseja. Mas lembre-se que para conquistar o topo, temos que começar de baixo.

Bem, mas como dar o passo inicial? Para aqueles que não tiveram a sorte de conseguirem uma indicação, o primeiro passo é começar a enviar currículos para as empresas.

Publicidade

Para ter a chance de ser selecionado para uma primeira entrevista, capriche no currículo, principalmente se você não possui experiência. Aliás, esse é um ponto que deve ficar bem claro. Mencione todos os cursos que você fez e suas habilidades.

Ao ser chamado para entrevista, o candidato deve cuidar da sua apresentação pessoal. As meninas não devem, em hipótese alguma, comparecem de minissaia, decotes e roupas muito justas. Já os garotos devem evitar aparecer de bonés, camisetas cavadas e bermudões. Falar gírias nem pensar e lembrar-se de tirar o fone do ouvido durante a entrevista é fundamental.

Frente a frente com o recrutador, o jovem deve manter uma postura correta e educada. Se não tem experiência, então está na hora de mostrar todo o seu diferencial. Demonstrar persistência, iniciativa, pro atividade e bastante vontade de trabalhar, certamente contarão muitos pontos a favor. Conhecer a área de atuação da empresa também é importante. Jamais chegue em uma entrevista sem conhecer o mínimo sobre o lugar onde você pretende trabalhar.

Outra maneira de entrar no mercado de trabalho são através das vagas temporárias que surgem antes de datas comemorativas como Páscoa e Natal, e pelos estágios. Pode não ser o ideal, mas muitas pessoas são efetivadas após o período de experiência. Portanto, não encare essas opções como um bico. Dedique-se como se fosse um emprego efetivo. Mesmo que você não permaneça na empresa, poderá obter boas indicações e experiência nunca é demais.

As áreas Administrativas e de Atendimento ao Cliente são as que mais costumam recrutar jovens que nunca exerceram quaisquer atividades. Em muitas dessas empresas são oferecidos treinamentos para os jovens se capacitarem, portanto fique de olho nessas vagas. Quem gosta de vendas, as datas comemorativas abrem uma centena de vagas no comércio para atender à demanda. É preciso ficar atento a todas as oportunidades

Na prática quanto mais estudo e conhecimentos gerais, mais fácil é encontrar oportunidades em grandes empresas. Se você não tem condições ainda de cursar uma faculdade, atualize-se. Leia jornais, revistas e sites e informe-se sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo. Hoje em dia é praticamente inconcebível que os jovens tenham tão pouco conhecimento sobre o que está acontecendo na política, no país, na economia e sim, no mercado de trabalho. Nunca foi tão fácil obter informações. Sendo assim, deixe a preguiça de lado. Para conquistar empregos melhores, conhecimento é tudo. Invista na sua formação e no seu futuro profissional.

Publicidade

Comente