Como conservar seu micro-ondas

Eletrodoméstico indispensável, o micro-ondas merece cuidados para durar mais.

O micro-ondas possui tantas vantagens que é quase impossível acreditar como vivíamos sem ele há alguns anos. Economia de tempo e praticidade são um dos muitos motivos que fazem com que nós não possamos ficar longe desse eletrodoméstico tão essencial. Bem, mas ele precisa de cuidados para durar mais e não nos deixar na mão.

Publicidade

Afinal, chegar em casa e aquecer a comida rapidinho sem sujar quase nada não tem preço. Confira as dicas abaixo e conserve seu micro-ondas por bem mais tempo:

– Para evitar que a comida respingue nas paredes do micro, adquira uma tampa destinada para esse fim. Ela possui furos por onde passa o ar e não permite que os alimentos fiquem com uma aparência borrachuda. Para a água não derramar na hora da fervura no micro-ondas, encha até a metade do recipiente. Isso vale para qualquer outro tipo de líquido;

-Limpe seu micro-ondas todos os dias se possível. Do lado de fora basta passar detergente em uma esponja macia e retirar os resíduos de sujeira suavemente. Já na parte de dentro um pedaço de pano molhado com algumas gotas de vinagre fazem uma boa limpeza. Não se esqueça de lavar também o prato giratório com detergente e bucha e só o ponha novamente dentro do micro depois de seco. Manchas amarelas que porventura aparecerem podem ser retiradas com água oxigenada 20 volumes e algodão.

Publicidade

– O mau cheiro que fica depois que alguns alimentos são aquecidos pode ser facilmente removido. Gotas de limão em um copo de água em potência máxima por 4 minutos são muito eficiente. Se ficar vapor dentro do aparelho é só passar um paninho seco. As pipocas de micro-ondas são conhecidas de longe por seu aroma que não agrada a todo mundo. Uma folha de louro dentro de um copo aquecido na mais alta potência por 3 minutos basta para resolver o problema;

– Há alguns segredos na utilização do micro. Alguns alimentos como carnes e batatas necessitam de um tempo e potência ideal para cozinhar. Se você utilizar mal o período de cozimento de alguns pratos, seu aparelho pode correr o risco de estragar. Leia bem o manual antes de começar a usá-lo. Potes fechados hermeticamente não devem ser usados, pois o aquecimento do alimento é feito de dentro para fora. Evite estouros de alimentos como tomate, salsicha e ovos furando-os ante de serem cozinhados inteiros.

Com esses simples cuidados, seu micro-ondas estará sempre bem conservado e pronto para ser utilizado a qualquer tempo.

Publicidade

Comente