Como consultar créditos da Nota Fiscal Paulista

O programa Nota Fiscal Paulista foi criado em 2007 e devolve aos paulistas 30% do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviço) recolhido pelos estabelecimentos comerciais. Esse programa busca incentivar o cidadão a exigir nota fiscal no momento da compra.

Publicidade

Primeiro, para ter direito a esse benefício, o consumidor precisa fornecer seu CPF (caso pessoa física) ou CNPJ (se estiver comprando como pessoa jurídica) quando fizer uma compra. Com isso, os estabelecimentos comerciais manterão a Secretaria da Fazenda informada e ela fará o cálculo dos créditos acumulados por aquele consumidor.

Esses créditos podem ser usados de diversas formas: você pode abater do seu IPVA o valor a eles referente ou pode ainda transferi-los para sua conta bancária (corrente ou poupança) ou cartão de crédito.

Ao utilizar o programa Nota Fiscal Paulista, o consumidor pode, também, concorrer a vários prêmios em dinheiro. A cada cem reais em notas fiscais registradas, você receberá um bilhete eletrônico. As datas dos sorteios estão disponíveis no link “Sorteio” no site da própria Nota Fiscal Paulista (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/).

Publicidade

Poderão acessar todos esses benefícios aqueles que estiverem devidamente cadastrados no programa. Para isso, siga alguns passos simples:

1. Acesse o site do programa Nota Fiscal Paulista (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/)

2. Você verá o menu “Cadastre-se” do lado direito da página. Escolha a opção “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”.

3. Preencha todos os dados solicitados na tela seguinte. Para isso, lembre-se de ter em mãos seu CPF ou CNPJ.

4. Caso deseje, marque a opção de receber um e-mail sempre que uma nota fiscal for emitida em seu nome.

5. Crie sua senha de acesso e siga as outras instruções da página.

Pronto, você já está cadastrado no programa! Agora, imagine que você tenha feito uma compra e exigido a nota fiscal. Você precisará verificar seus créditos, certo? Para isso, siga os passos:

1. Acesse o site do programa Nota Fiscal Paulista (http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/)

2. Do lado esquerdo da tela, sob o menu “Consulta”, insira o CPF ou CNPJ com o qual você fez o cadastro.

3. Clique em “Consultar”.

4. Repita a operação na tela que surgir.

5. Clique em “Acessar” e depois em “Continuar” para conferir seus créditos.

Lembre-se de que o abatimento no IPVA e a transferência para cartão de crédito ou conta bancária só poderão ser efetuados após o acúmulo de um valor igual ou maior que R$ 25,00. Boas compras!

Publicidade

Comente