Como consultar processo judicial na internet

Saiba detalhes de como consultar processos judicias na internet.

Processos judicias transcorrem por anos na justiça até que seja dado o veredicto final. Por isso é fundamental para quem deseja estar atento as decisões referentes ao um processo judicial aprender a consultar na internet.

Publicidade

Para consultar um processo judicial de seu interesse é fácil, rápido e todos os detalhes do processo podem ser vistos. Antigamente, era preciso ir até o fórum para consultar folhas e mais folhas de autos de um processo. E isto era realmente muito chato. E demandava tempo para conseguir as informações que precisava. Mas atualmente com o avanço da tecnologia é muito fácil estar sempre acompanhando um processo judicial.

Aprenda passo-a-passo como consultar um processo judicial na internet:

1º Saber qual tribunal de justiça e o estado que o seu processo judicial está sendo julgado.

Publicidade

Por exemplo: se o seu processo judicial está tramitando no estado do Rio de Janeiro, o site para consulta é: www.tj.rj.gov.br. Cada estado brasileiro possui o seu próprio site de tribunal de justiça. Para encontrar o estado, basta digitar no google: “tribunal de justiça” e uma abreviação do estado e você vai encontrar o site de seu interesse.

2º Quando estiver no site do tribunal de justiça.

Insira nas abas de buscas de processos, que ficam no canto superior da tela. A comarca (cidade onde o processo está sendo julgado). Após fazer isto, você terá que ter em mãos, o número da OAB de um dos advogados envolvidos no processo. Outra forma de consultar é pelo número do processo.

3º O sistema lhe mostrará a página do seu processo.

Faça uma confirmação. Confira os nomes das partes, o nome dos advogados e desde quando o seu processo está na justiça. Se tudo estiver correto, aí é só verificar todos os trâmites de seu processo judicial.

Algumas vantagens de consultar um processo judicial na internet:

Você sempre estará ciente sobre os horários, as datas e os locais de audiência de seu processo judicial. Saberá se seu advogado está realmente apresentando a sua tese de defesa. O valor da sua causa judicial, os despachos jurídicos e as petições do juiz, também estarão disponíveis para consulta.

Após você ter encontrado o seu processo, adicione o mesmo na sua barra de favoritos. Isto facilitará uma consulta diária do processo. Se quiser, também receber as atualizações diárias por e-mail, é só clicar nesta opção na página do seu processo. Os tribunais de justiça disponibilizam esse serviço.

Então não perca tempo, consulte agora mesmo um processo seu, de algum parente ou amigo.

Publicidade

Comente