Como consultar restituição do Imposto de Renda 2013

Consultas disponíveis no site da Receita Federal 2013. Com a restituição, contribuintes podem receber os valores excedentes durante a contribuição.

A Restituição do Imposto de Renda 2013 é o que sobra das declarações. Funciona da seguinte forma: o dinheiro que você declara, e que é descontado de seu salário, pode ser mais do que o necessário. Portanto, na restituição, a Receita Federal devolve a quantia que sobrou. Ou seja, o dinheiro arrecadado que é superior ao necessário, é devolvido ao dono. Em dinheiro, tudo seu.

Este é o link para quem deseja consultar a restituição do IR 2013. É necessário colocar o número de CPF. O sexto lote de restituição está aberto. Mais de dois milhões de contribuintes receberão R$ 2,1 bilhões. A novidade fica por conta das consultas, que agora podem ser feitas pelo número de telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android.

Publicidade

Mas ainda há o perigo de o contribuinte cair na malha fina. Isso acontece quando há erros de preenchimento ou informações inconsistentes. Nesse caso, a legislação tributária federal caracteriza infração. Após o conserto nas informações, a Receita tem até cinco anos para fazer o pagamento.

O valor é depositado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração anual de ajuste. Os números 4004-0001 (em capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) estão disponíveis para solucionar qualquer problema ou dificuldade nesta etapa. As agências do Banco do Brasil também podem ajudar.

Publicidade

É a oportunidade que se tem de receber de volta ao menos uma parte de tudo que a Receita recolhe durante o ano.

Publicidade

Comente