Como criar comunidades no Google Plus

O Google não quer ficar pra trás na corrida pelo topo das mídias sociais, e mais uma vez tenta transformar o Google+ no queridinho das multidões. A novidade recém-lançada é a implementação das comunidades Google+.

A lógica é a mesma das abandonadas comunidades do Orkut, que o Facebook tentou implantar com os seus Facebook Goups, mas que não conseguiu o mesmo sucesso. Será que o Google vai conseguir cair nos gostos da população?

Bom, muita gente já está querendo sair na frente e iniciando suas comunidades nessa rede social. Nesse artigo você encontra um tutorial detalhado e cheio de imagens, que vai facilitar a sua vida, na hora de começar sua comunidade. Siga os seguintes passos:

Publicidade

Primeiro, vá até o Google+, e faça login na sua conta.

A seguir, no menu vertical à esquerda, procure pelo ícone das comunidades: Communities, e clique nele! Você vai ser direcionado para uma página com a seguinte url: plus.google.com/communities.

Nessa página, você terá acesso às comunidades das quais você faz parte, terá uma lista de sugestões de novas comunidades, e no canto superior direito, você verá um botão vermelho “Create a Community”. Clique nele!

Publicidade

Ao clicar no botão de criar comunidade, você será questionado sobre o tipo de comunidade que deseja criar: pública ou privada. Comunidades públicas ficam disponíveis para todos verem, enquanto as privadas são restritas para os criadores e seus convidados. Note que essa opção não pode ser alterada depois!

Ao selecionar alguma das opções, será necessário informar o nome da sua comunidade, e definir se você quer que a participação na comunidade seja moderada (alguém precisa autorizar o acesso), ou livre (qualquer um pode participar). Em seguida, é só clicar no botão azul: “Create Community”.

Pronto! Você criou uma comunidade no Google +! O próximo passo é personalizá-la.

Você vai poder alterar a imagem, preencher as informações da descrição, criar uma tagline (descrição curta, que vai ser a palavra-chave para que a sua comunidade apareça bem nas buscas), e informar a sua localização geográfica. Nenhuma dessas informações é obrigatória, mas quanto mais você preencher, mais fácil será da sua comunidade ser encontrada e se tornar um sucesso!

Uma vez que você completou as informações, clique em Save. Automaticamente, uma nova janela se abre, pedindo para que você compartilhe com os seus amigos, a sua nova comunidade. É possível adicionar um comentário, provavelmente uma mensagem convidando todo mundo para visitar a comunidade, e também é possível marcar pessoas. Chama todo mundo!

Feito isso, você tem uma comunidade, já personalizada e, provavelmente, com alguns membros. Agora é só publicar!

Publicidade

Comente