Como criar um banner

Um banner é uma imagem geralmente desenvolvida em formato .jpg ou .gif, ou animações em Java, Shockwave ou Flash, podendo ter várias dimensões, sendo a mais conhecida a de 468×60 pixels. O banner é a forma publicitária mais conhecida e usada na internet, sendo usada em divulgação de sites, produtos ou serviços. Ele pode ser animado (ter várias fases, ou seja, várias telas em um determinado intervalo de tempo) ou estático. O último tipo é mais comum.

Publicidade

Saber fazer um banner é um importante passo para aqueles que pretender trabalhar com internet: através deles é possível fazer publicidade em pouco espaço. Objetividade, clareza e uma boa estética sao fundamentais para um bom banner.

Para criar um banner estático, o programa mais usado é o Photoshop, mas outros programas de edição de imagem podem ser usados. Através das diversas funções do Photohsop um banner simples pode ser criado. Outra opção para quem nao domina os editores de imagens é o Banner Maker, um web app de simples uso que faz banners em poucos instantes. Na parte inferior seleciona-se o tamanho. Em “Background” escolhe-se a imagem de fundo do banner. No campo “text”o texto que irá no banner é escolhido. Outras opções como mudar de cor e fonte também sao possíveis. Clique em “save”e o banner estará completo e pronto.

Os banners animados sao mais complicados de serem feitos e exigem conhecimento de software. O programa mais usado para esse tipo de banner é o Adobe Flash. A licença para esse software no Brasil é bem cara, e o software é específico de profissionais avançados. Uma opção para criar banners animados, com várias fases, é o Easy Banner Creator. De funcionamento semelhante ao My Banner Maker, ele permite criar banners profissionais e sem erro de código em questão de minutos. As opções desse programa sao variadas: biblioteca de ícones, possibilidade de textos em 3D e possibilidade de salvar em diferentes formatos.

Publicidade

Produzir banners é uma excelente opção para blogueiros, internet users, web designers ou pessoas que queiram lucrar com a internet. A venda de banners cresce a cada dia, já que a publicidade em sites também aumenta. Criar banners discretos, mas que transmitam o objetivo da publicidade é um bom negócio: a principal crítica aos banners é que eles tiram a atenção dos internautas que navegam em sites com esse tipo de publicidade. Banners mais simples podem evitar esse incomodo.

Publicidade

Comente