Como Criar um Blog bem visitado

Aprenda como ter tráfego constante em seu Blog independente da plataforma.

Hoje em dia todos desejam ter um blog ou site, mas nem todos sabem por onde começar. Quando conseguem começar, não entendem como seu conteúdo tão bom não rende visitas! Mas qual é o segredo destes blogs que recebem, de cara, 300 visitantes por dia? Como deve fazer para conseguir o seu número de visitantes aumentar? Como fazer com que o seu conteúdo seja bem visto nas pesquisas do Google? Digo-lhes… Não é nada fácil!

Publicidade

A primeira coisa que você deve pensar ao criar um blog é sobre sua plataforma. Ou seja… Onde vai ser hospedado o seu blog e leve em consideração as suas habilidades como blogueiro e suas exigências como visitante. Pense: “Quando visito um blog, o que é que mais me chama atenção?”

Escolha sua Plataforma

As plataformas mais utilizadas atualmente são: Blogger; WordPress, Tumblr e Uol. Na hora de escolher, pense se deseja que seu blog seja visto como um site (neste caso escolha o WordPress ou Uol) ou se deseja que ele seja visto como um blog de verdade (neste caso o Tumblr e o Blogger). Após escolher a plataforma, escolha o design!

Muitos destes já possuem suporte para Templates (designer, layout) personalizaveis. Pesquise no Google sobre tutoriais de como fazer, ou baixe Templates gratuitos/pagos específicos para a sua plataforma. Escolha algo limpo, sem cores muito vivas e que não deixe ninguém tonto na hora da leitura. Sempre pense como visitante: “Qual o tipo de visual que me agrada quando visito um blog?” Há possibilidades de encomendar em sites seguros ou com Designer Freelancer.

Publicidade

Agora vem a parte que vai te exigir atenção pelo resto do tempo que possuir um blog.

Conteúdo

Todo blog que se preze está sempre atualizado e possui um bom conteúdo. Não importando o tema, se preocupe com o português e não use gírias. A escrita deve ser clara e de fácil entendimento para o seu público alvo. Tente escrever, ao menos, um artigo por semana e incentive que os leitores comentem ao fim de cada artigo! Se necessário, observe como esses blogs grandes escrevem e tratam seus leitores.

Nichos e Marcadores

Conteúdo resolvido e posto em dia, crie marcadores. Esses marcadores funcionarão como Nicho, eles são um dos responsáveis pelo seu artigo aparecer na pesquisa do blog quando alguém procurar por algo igual ou relacionado. Use marcadores muito pesquisados e que tenha haver com o seu texto. Uma boa maneira de descobrir quais são os marcadores ideais, é conhecendo as palavras-chaves através desta ferramenta de pesquisa de palavras-chaves do Google.

Marcketing

Mas o que vai gerar tráfego ao seu blog é o Marketing. Isso mesmo, a famosa publicidade! Ela requer esforço e você não irá ter estrondosos resultados de imediato, mas futuramente será tão fácil que vai parecer brincadeira.

Todo blogueiro renomado tem contas ativas em várias Redes Sociais. É muito comum também que cada blog possua uma página em cada uma dessas redes. Tudo isso irá gerar possível público para o seu blog de maneira bem simples e eficaz. Deixe sua rede social e a página do seu blog bem visível no blog e incentive os leitores a participar/seguir você e o blog. A cada postagem feita, deve-se divulgá-la em seus perfis e páginas, uma, duas, três vezes se possível!

Divulgue também esta postagem em comunidades e fóruns relevantes ao assunto e que permitem este compartilhamento de conhecimento sem apelar visitantes, quanto menos desesperado você aparentar, mais credibilidade vai ter.

Outra boa opção é ter em mãos uma boa proposta planejada de parceria com páginas do Facebook, Google+ e com outros blogs. Nas páginas, esteja preparado para pagar de alguma forma, seja em dinheiro ou em divulgação. Nos blogs tenha um banner pequeno para expor no cantinho de blogs parceiros e tenha um cantinho no seu também para retribuir.

Você pode também convidar as pessoas para visitarem seu blog via e-mail colocando o link dele como assinatura..

O Marketing é demorado, exige paciência, criatividade e jogo de cintura, mas trás bons resultados! Sem ele esses blogs grandões não fariam sucesso algum. Seja esperto, aprenda a trabalhar com Nichos e boa sorte!

E você, qual o seu segredo para receber visitantes únicos no seu blog?

Publicidade

Comente