Como criar um logotipo

Os logotipos são a cara de uma empresa: eles transmitem a identidade, o que a empresa quer passar a seu público. Um logo bem feito pode ficar eternizado para sempre na cabeça dos consumidores. Exemplos nao faltam: Nike, McDonalds, Volkswagen, Chevrolet, Coco Chanel, entre muitas outras marcas famosas sao reconhecidas apenas pelos seus respectivos logotipos. O poder de um logotipo vai além: bons logotipos podem consagrar profissionais ou mostrar a incompetência de alguns. Um bom exemplo é o logo oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil: o logo ficou tao mal desenhado que muito se foi comentado sobre a semelhança entre o logo e uma foto de Chico Xavier com a mao na testa, pose típica do médium. Um desastre.

Publicidade

Geralmente o processo de construção de logotipos passa por um editor de imagens ou um programa de ilustração vetorial. O mais utilizado para se fazer logos é o Illustrator, um programa pago de ilustração vetorial. Ele permite criar ilustrações em vetor como se fossem desenhos na mao. Em contrapartida, é caro e em alguns computadores pode causar lentidão. Outro programa muito usado para a criação de logos é o Photoshop, que também cria imagens vetorizadas, porém tem menos opções de ferramentas do que o Illustrator.

Uma opção barata e prática para a criação de logos no computador é o Logo Maker (http://www.baixaki.com.br/download/logo-maker.htm). Fácil de usar, com interface simples, o aplicativo atende a necessidades de designers experientes, que dominam a tecnologia de design gráfico, e a iniciantes que desejam entrar no mundo do design.

O processo de criação de um logo no Logo Maker é simples: pode ser usada uma imagem ou criar uma. Na aba Logo Editor há dezenas de modelos prontos, assim como várias opções de edição de imagens. Na aba Shape Editor a forma da figura é escolhida. É onde a imagem pode ser editada e tomar diferentes formas. Na aba Templates há uma opção para quem nao quer criar um logo e sim usar um já pronto. Nessa parte do programa há vários logos pré-definidos, onde a parte que cabe ao usuário é escolher o texto e opções de cor.

Publicidade

O Logo Maker é uma opção muito boa, entre tantas outra, para se desenhar logos no computador. Para os que tem talento com desenho, desenhar logos a mao também é uma opção. Para digitaliza-los, um scanner pode ser usado. O importante é o logo ser bonito e funcional.

Publicidade

Comente