Como cuidar da postura na frente do computador

Ficar horas na frente do computador tem seu preço. Veja como cuidar da sua postura e evitar danos futuros.

Passamos tanto tempo na frente do computador que é normal nos absorvermos completamente naquilo que estamos fazendo. Seja no trabalho ou simplesmente navegando na internet, sem perceber a postura relaxa. E os sinais não tardam a aparecer. Sensação de peso, cansaço, dor e logo depois evoluindo para perda de força. A famosa Lesão por Esforço Repetitivo (LER) aparece quando nós sempre repetimos a mesma atividade por muito tempo. Quem mais sofre são os tendões, músculos, nervos e ligamentos do pescoço, ombros e punhos. Há casos tão graves que chegam, inclusive, a afastar o trabalhador do serviço. Antes que o problema apareça e se instale, siga as dicas abaixo e veja como deve ser a postura correta na frente do computador:

Publicidade

MONITOR

Instale seu monitor de forma que a borda superior da tela fique na altura da sua testa. Fique atenta, pois seu pescoço deve ficar reto e o olhar bater direto no meio da tela. Essa medida permite com que a coluna não fique sobrecarregada na região do pescoço. Do contrário, os discos vertebrais tendem a degenerar entre as vértebras, provocando hérnias na cervical. E isso dói muito.

MESA

Na hora de comparar uma mesa para pôr seu computador, escolha uma de borda arredondada para que os tendões e nervos do antebraço não fiquem pressionados na hora de se apoiarem. Aliás, o tamanho da mesa é importante, pois seus braços e punhos devem estar muito bem acomodados na hora de digitar. Apoiando os braços você não ira forçar seus ombros e mantendo os punhos retos o risco de ter uma tendinite e a síndrome do túnel do carpo se afastam.

DIGITE CORRETAMENTE

Você digita como? O correto é usar TODOS os dedos. Quem usa só o indicador, o famoso dedógrafo, poderá ter uma tendinite no futuro, comprometendo toda a musculatura da mão.

Publicidade

PÉS

Não se esqueça dos seus pés. Ficar com as pernas balançando é péssimo. Se você não consegue ficar com eles apoiados no chão, providencie um suporte para sustentá-los. Essa medida afasta o risco de pressão na coluna, melhora a circulação, afastando o risco de varizes e celulite.

POSTURA

Relaxe os ombros, apoie os antebraços na mesa ou no apoio da cadeira, observando um ângulo de 90 graus. Assim, nessa postura, os músculos do pescoço e ombros não ficam contraídos. E muito importante: fique retinha e sua barriga não apresentará flacidez.

CADEIRA

Confortável. É como deve ser sua cadeira. Adquira uma que seja estofada, giratória, com encosto para a coluna e inclinação regulável. O jeito certo de sentar é sobre os ossinhos das nádegas. Ficar esparramada na cadeira irá pressionar a região lombar. E vai doer.

Se você costuma ficar por horas na frente do computador, reserve um tempinho para se alongar. Os resultados são bastante satisfatórios.

Publicidade

Comente