Como cuidar da sua saúde

Você tem feito seus exames regularmente? Veja as dicas abaixo e confira se você está cuidando bem da sua saúde.

Saúde é coisa séria e muita gente só dá valor quando ela falta. Engana-se quem pensa que só porque está gozando de boa saúde não precisa procurar um médico e fazer exames regulares. Prevenir-se é a melhor solução para evitar problemas que podem se tornar graves no futuro. Acompanhe a seguir os principais exames que toda mulher deve fazer ao longo da sua vida:

Publicidade

– Na adolescência surgem muitas dúvidas. É sabido que as meninas começam mais cedo a menstruar e a se relacionar sexualmente, portanto a primeira visita ao ginecologista deve ser a partir da primeira menstruação. É importante o especialista verificar como está o desenvolvimento da adolescente e orientar sobre outras dúvidas, como o uso de anticoncepcionais. Depois de seis meses após a primeira relação, é indicado para a adolescente realizar o primeiro exame preventivo do câncer de útero. Conforme o resultado podem ser solicitados outros exames;

– Entre os 20 e 30 anos a mulher continuará, anualmente, fazendo o papanicolau. Isso é praticamente uma obrigação. O autoexame das mamas deve ser feito mensalmente após a menstruação. Se pelo toque for detectada algum caroço, o médico deve ser consultado imediatamente. O câncer de pele está cada vez mais comum, por isso é importante fazer uma visita anual ao dermatologista para analisar as pintas do corpo e verificar se são benignas. De cinco em cinco é solicitada ecografia pélvica e a cada três anos acompanhar a capacidade cardíaca através de exames específicos;

– Entre os 30 e 40 anos e principalmente para quem tem uma alimentação desregrada, é importante checar os níveis de colesterol e glicose. Porém quem está acima do peso e tem história na família de problemas cardíacos, deve se programar a fazer esses exames antes. Com 35 anos o ginecologista solicitará a primeira mamografia.

Publicidade

Para quem tem histórico na família de câncer de mama também é indicado começar a fazer o exame mais cedo. O papanicolau continua sendo anual e o acompanhamento cardíaco com intervalo de três anos.

– Entre os 40 e 50 anos os acompanhamentos médicos são mais frequentes em virtude da proximidade da menopausa. Exames de mamas devem ser anuais, bem como a ecografia pélvica. Quando da chegada da menopausa, o médico irá incluir a densitometria óssea no rol de exames. Ecocardiograma pode ser feito de dois em dois anos. Consulte o oftalmologista para detectar possíveis problemas nos olhos.

Evidentemente que outros exames poderão ser incorporados conforme o andamento da sua saúde. Não deixe para se cuidar quando ela começar a faltar. Tenha como meta uma velhice saudável.

Publicidade

Comente