Como cuidar das suas mãos e unhas

Mantenha suas mãos bonitas e as unhas saudáveis com os cuidados certos.

Um dos maiores problemas relatados nos consultórios dermatológicos é o ressecamento das mãos e unhas fragilizadas. Felizmente para manter ambas saudáveis e com boa aparência são necessários simples cuidados e que não costumam tomar muito tempo.

Publicidade

Mãos ressecadas têm muito a ver com o ambiente externo. A exposição ao frio, vento, temperatura da água e produtos de limpeza podem sim afetá-las. Quando o grau de ressecamento é grande, as mãos podem apresentar fissuras, algumas vezes dolorosas.

O cuidado inicial é passar nas mãos um filtro solar e com isso retardar o surgimento das manchas e o envelhecimento precoce. Passe várias vezes por dia, inclusive depois que você lavar as mãos e enquanto estiver dirigindo.

Unhas quebradas também são afetadas por fatores externos, como os mencionados acima. Carência de ferro e anemia também podem deixá-las frágeis. O hábito de roer unhas deixam-nas com uma aparência terrível. E não é fácil afastar esse “vício”. Em primeiro lugar, a pessoa tem que estar motivada a parar de roê-las. Geralmente os especialistas receitam cremes para serem aplicados e que possuem sabor ruim. Anti-sépticos locais e cremes antimicrobianos são indicados quando o problema já atingiu um grau maior de gravidade. Em alguns casos é preciso até mesmo ajuda psicológica.

Publicidade

A cutícula é outra questão importante. Há pessoas que retiram toda, o que não é aconselhável. Sendo um protetor natural, a unha sem cutícula fica mais suscetível à entrada de micróbios. O correto é empurrá-la com uma espátula e somente o excesso ser retirado. Usar esmalte direto por dias também faz mal. As unhas ficam abafadas, favorecendo o aparecimento de fungos. Quem já passou por esse problema sabe que o tratamento dura meses. Portanto, segure a tentação e fique pelo menos um dia sem passar esmalte, deixando a unha livre para respirar. No salão de beleza há também cuidados específicos. Por mais que a profissional garanta que os seus instrumentos são esterilizados, o conveniente é você levar o seu próprio material. Com isso você evita algumas doenças como alergias e hepatite C.

Tenha atenção também com as unhas postiças acrílicas. Depois de algum tempo de uso, as que são feitas de porcelana podem causar a dermatite alérgica. Essa doenças deixam rachaduras nas unhas verdadeiras e elas vão ficando frágeis. As unhas de plástico não devem ficar mais de quatro dias. Existe uma doença chamada onicólise que separa a base do restante da unha. Dermatites de contato também podem surgir.

Na hora de lavar louça, proteja as mãos com luvas de boa qualidade. Produtos de limpeza mais fortes podem causar lesões.

Para prevenção, procure sempre hidratar mãos e unhas com cremes específicos para esse fim. Hidratante corporal até pode ser utilizado, mas sua eficiência não é das melhores. Há diferença de produtos hidratantes para as mãos. De dia use aqueles que formam uma película protetora. São os que contêm na fórmula silicone e óleos de macadâmia, uva e rosa mosqueta. De noite os cremes precisam ter na sua composição uréia, ácido lático e lactato de amônio, todos com grande poder de hidratação.
Na dúvida consulte um especialista para uma avaliação melhor.

Publicidade

Comente