Como cuidar de um recém-nascido

O bebê tão esperado chegou, mas você sabe como cuidar dele nos primeiros dias de vida? Veja algumas dicas de como cuidar de seu recém-nascido e garanta a saúde e bem estar que ele precisa.

Quando a gravidez é confirmada, a alegria é tanta que nem se cabe no casal e na família. Durante 9 meses, enquanto o corpo vai se transformando e o bebê crescendo, os pais vão cuidando de todos os preparativos para sua chegada com muito amor. Aí chega o dia do nascimento! É uma alegria sem fim olhar aquele rostinho tão lindo, segurar sua mãozinha e ver um pouco da nossa fisionomia naquele bebê tão pequeno e frágil.

Publicidade

E de tão frágil, não são poucas as mulheres que ficam sem saber o que fazer agora que ele vai precisar se alimentar com leite, precisará tomar banho e vai chorar muito durante a noite toda. Como garantir proteção e cuidados com amor para o novo membro da família? Veja neste artigo, algumas dicas de como cuidar de um recém-nascido e passe esta primeira fase com facilidade e dando muito carinho a seu pequenino.

Umbigo

Um dos maiores medos das mamães de primeira viagem é em relação ao umbigo. Em até 10 dias depois do nascimento, a sobra do cordão umbilical deverá cair e o bebê não sente qualquer tipo de dor nessa região. Para ir se soltando com mais facilidade e também garantir a limpeza e desinfecção do local, passe no banho álcool 70% todos os dias até cair o umbigo. Depois que cair, continue passando por mais uns dias para evitar possíveis infecções ou inflamações.

Banho

Quando se é recém-nascido, o bebê é todo frágil, molinho e dá muito medo de segurar, principalmente na hora do banho. Caso não tenha outra pessoa pra ajudar nesse momento, tome coragem e dê o banho no pequenino. Coloque a água na banheira, por volta de 1/3 de água pois será o suficiente. Segure a criança com firmeza porém sem colocar força e vá lavando cada dobrinha com sabonete para evitar assaduras.

Publicidade

Depois enrole com a toalha e comece a colocar a fralda e roupinha. Talco e hidratante podem ser passados na criança, mas observe se não há irritação alérgica.

Sono e mamadas

Geralmente os recém-nascidos dormem mais de 15 horas por dia, isso até por volta do terceiro mês e depois vai diminuindo gradativamente. Enquanto recém-nascido, o bebê mama praticamente toda hora. Procure se alimentar bem e nos momentos que ele está dormindo, durma também. Quando ele acordar, vai querer mamar bastante.

Cólicas

Logo nas primeiras semanas, é comum bebês sentirem cólicas devido ao seu trato intestinal estar ainda em processo de adaptação com o leite. Nessa hora, eles choram, encolhem as perninhas e ficam muito irritadiços. Procure se acalmar e acalmá-lo, dando algum medicamento, somente caso o médico tenha receitado ou faça uma solução caseira: passe no ferro de passar uma fralda, espere ela amornar e coloque entre sua barriga e a do bebê, assim a dor vai diminuir e a criança poderá dormir mais tranquila e até se alimentar melhor.

Publicidade

Comente