Como cuidar do peso de seu filho

A obesidade atinge uma em cada três crianças no Brasil. Indicar uma alimentação saudável desde cedo é a melhor forma de cuidar do peso de seu filho.

Muitas pessoas adoram crianças gordinhas, ficam apertando-lhes as bochechas, dão docinhos, mas não fazem ideia de que para ser saudável a criança precisa estar no seu peso ideal de acordo com sua altura e idade. E as estatísticas não mentem. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas (IBGE), no Brasil, de uma a cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso.

Publicidade

Para evitar que as crianças cresçam com excesso gordura no organismo, é necessário acompanhar a sua alimentação. De acordo com especialistas, geralmente a criança obesa vem de uma família que não pratica esporte ou que consome alimentos pesados.

O que não pode acontecer é brigar com a criança para parar de comer, ou acusá-la de estar gorda. Além de não ajudar, essa atitude pode ter um resultado negativo no crescimento da criança. Para os especialistas, toda a família deve estar disposta a mudar os hábitos, como uma forma de exemplo e incentivo para o filho.

Abaixo conheça 5 dicas para cuidar da alimentação do seu filho:

Publicidade

1. 1. Não fale sobre o peso da criança o tempo todo

Além de aumentar a ansiedade, irá fazer com que ela perca a capacidade de se controlar na hora de comer.

2. Mude seus hábitos também

Os pais devem mudar de verdade seus hábitos e não so cobrar dos filhos. Assim você incentiva e dá exemplo, mostra que também está se esforçando para o sucesso deles.

3. 3. Não reclame

A família deve aderir aos bons costumes para incentivar a criança (como caminhar no parque, ou acompanhar um filho em algum esporte) sem fazer disso um sacrifício.

4. 4. Aumenta a cautela nos finais de semana

Não faz bem manter uma alimentação regrada durante toda a semana e chutar o balde no fim de semana. Se houver equilíbrio, a criança pode comer de tudo, sem muito esforço.

5. 5. Xô preguiça!

A atividade física ajuda e, para as crianças, sempre existem modos divertidos de fazer exercícios, como aulas de circo, esportes de equipe, dança, ginástica olímpica, entre outros.

Outras dicas para cuidar do peso de seu filho:

  • Só disponibilize comidas saudáveis ao seu filho. Sempre tenha à mesa frutas, verduras e legumes.
  • Encoraje seu filho a praticar esportes ou atividades físicas
  • Não deixe que ele pule as refeições durante o dia. Assim, ele não vai exagerar na hora de comer.
  • Monte opções saudáveis para o lanche da escola, como pão integral, queijo branco e frutas que ele goste.
  • Incentive a criança a beber muita água, já que elas geralmente esquecem.

Publicidade

Comente