Como cuidar dos tapetes de casa

Faça seus tapetes durarem bem mais tomando os cuidados necessários. Saiba como lendo as dicas abaixo.

Qualquer ambiente fica mais aconchegante com um tapete bem cuidado e limpo. Mas para que seus tapetes tenham mais vida útil, é necessária uma certa atenção. Mantê-los limpos requer atenção redobrada. Recorra a uma empresa especializada quando for preciso remover as manchas, umidade ou quando chegar a hora de lavar. O importante é que você siga as recomendações do fabricante para não estragar seu tapete.

Publicidade

A recomendação é a seguinte. Tapetes industrializados devem ser lavados de quatro em quatro meses. Os kilim de seis em seis. Persas e orientas anualmente. Uma lavagem especializada é necessária, pois mesmo que você os limpe diariamente, sempre ficarão resíduos de sujeira e terra na base dos pelos. Aos poucos eles vão cortando as fibras do tapete toda vez que alguém pisa.

Quem tem o hábito de usar o aspirador de pó deve fazer isso de forma cuidadosa, principalmente com os aparelhos a vácuo. Tapetes podem ser facilmente desgastados pelo peso dos móveis, circulação das pessoas e pela luminosidade do sol. Por isso é importante de tempos em tempos trocar a sua posição.

Para conservar melhor o seu tapete e fazer com que ele dure mais, evite colocar vasos próximos a eles para que a umidade não o estrague aos poucos. Outro conselho é não usar vassouras, principalmente as que possuem cerdas muitos duras. Além disso, escovas manuais e aspiradores com escovas motorizadas podem borrar o tapete com o uso contínuo. Uma boa dica para ambientes úmidos e para pessoas que têm casa na praia é colocar forros sob os tapetes evitando o mofo.

Publicidade

Para remover as manchas confira as dicas a seguir:

Chiclete: ponha em um saco duas pedras de gelo e fixe sobre o chiclete até ele ficar duro. Após passe uma espátula para tirá-lo e um pano umedecido com água e xampu para tapetes, ou sabão neutro se preferir. Use um secador de cabelo para secar;

Tinta de caneta: molhe um chumaço de algodão em álcool na concentração 92 e aplique na tinta. Depois passe um pano umedecido com água e xampu para tapetes (também pode ser o sabão neutro). Seque com seu secador de cabelos;

Sangue: faça uma pasta com sal de cozinha e água. Deixe na mancha por cerca de três minutos e após finalize a operação passando um pano úmido e xampu para tapetes (sabão neutro). Seque com o secador;

Urina: a sugestão é não deixar passar muito tempo, pois é uma mancha bem complicada para remover. Seque com papel toalha ou qualquer outro pano e em seguida use uma solução de 10 colheres de água para uma de amoníaco. Para terminar proceda exatamente como nas manchas anteriores.

Para cada tipo de tapete, um tipo de higienização. Aqueles feitos de fibras naturais e seda devem ser lavados a seco. Não há problema em molhar os de lã, algodão e hemp, apenas tomando cuidado com as cores, na hora de secar. Impermeabilização de tapetes também tem sido uma alternativa procurada por muitas pessoas que desejam que a limpeza diária dure mais. Esse procedimento é feito em empresas especializadas e o processo dura uma semana.

Mantenha seus tapetes bem cuidados e arrase na decoração da sua casa.

Publicidade

Comente