Como cultivar boas amizades

Uma amizade verdadeira é difícil encontrar. Veja como cultivar as que você já tem.

Ter amigos é tudo de bom. Dizem que amigos são a família que você mesmo escolhe. Há muita verdade nisso. E não é preciso ter tantos amigos assim como muitos dizem que têm para mostrar que são populares. Um só verdadeiro já vale por centenas, em um mundo cuja amizade é tão difícil ter ou encontrar. Afinal, nem todos os que se aproximam querem ser seus amigos de verdade. Algumas aproximações podem ser por puro interesse.

Publicidade

Amigos de verdade são facilmente reconhecidos. Não é aquele que está sempre disposto a ir naquela festa bacana. Conte com os que realmente estavam ao seu lado no momento mais complicado da sua vida, em que de repente as coisas pareciam não ter solução.

Muita gente também se questiona se existe amizade verdadeira entre homem e mulher. Sim, claro que existe, mesmo que as cabeças pensem bem diferente. Sempre é bom saber a opinião de um homem sobre relacionamentos, mulheres e outros assuntos masculinos que não conseguimos entender. Nesse tipo de amizade, contudo, é preciso saber driblar o ciúme que existe com os respectivos parceiros, pois nem todos acreditam que um homem e uma mulher possam ser apenas bons amigos.

No ambiente de trabalho também é possível fazer boas amizades entre os colegas. Afinal, passar mais da metade do dia juntos faz com que algumas confidências sejam trocadas e experiências compartilhadas. Além disso, as próprias situações vividas no trabalho vão mostrar com quem você pode contar ou não. É perfeitamente possível manter amizades duradouras no trabalho e isso é muito bom, servindo de estímulo para enfrentarmos o dia-a-dia.

Publicidade

E os amigos virtuais? Hoje em dia parece que as pessoas têm mais amigos que ficam do outro lado do computador do que presentes em suas próprias vidas. Claro, eles também são muito importantes. Por incrível que pareça muitas vezes é mais fácil criar uma sintonia com eles do que com alguém que está sempre próximo de você.

Geralmente os amigos que mantemos nas redes sociais são atraídos por afinidade. Aí fica fácil trocar idéias, risadas e até confidências também. Mas não faça deles os seus únicos amigos. Ficar somente do outro lado do computador não é legal, a não ser que vocês tenham intenção de se encontrar um dia e manter a amizade fora das redes sociais. Ter uma porção de amigos virtuais muitas vezes é não ter nenhum também.

E você sabia que ter amigos faz bem para a saúde? Estudos comprovam que uma boa amizade diminui o risco de problemas cardíacos, reduz o estresse e fortalece as defesas do corpo. Cultive aqueles que você tem e conquiste novos amigos. Sua saúde e felicidade agradecem.

Publicidade

Comente