Como cultivar restos de legumes e frutas

Você sabia que tem como usar restos de legumes, frutas e verduras para adubar e até fazer arranjos e uma hortinha? Veja como cultivar restos de legumes e frutas.

Nossas cozinhas estão cheias de alimentos que além de nos alimentar e dar as vitaminas necessárias para nosso desenvolvimento, podem ter suas cascas, sementes, brotos e folhas, usadas para adubar e até fazer uma horta ou arranjos lindos em vasos. Se você ficou curiosa de como pode usar melhor os restos de alimentos naturais, fique conosco e aprenda como cultivar restos de legumes e frutas da melhor forma e o máximo possível.

Publicidade

Cultivo num copo d´água

Você já deve ter feito na escola quando criança, aquela experiência do caroço de feijão no algodão. Há outras que você pode fazer e até cultivar em seu quintal como por exemplo, ter um abacateiro.

Pegue a semente do abacate, lave e coloque dentro de um copo grande com água. Faça 4 furinhos com palitos de dente na semente e deixe dentro do copo, trocando todos os dias a água. Demora um pouquinho pra começar a brotar mas quando brotar e atingir por volta de 10 centímetros, plante-o no solo fértil. Em 3 ou 4 anos você terá abacates formosos e saudáveis e uma dica: observe onde você irá plantá-lo pois suas raízes chegam a se desenvolver por mais de 8 metros de distância!

Sementes geram plantas

Sabe aquela salada maravilhosa que você adora comer todo dia? Pois é, dá pra fazer uma pequena hortinha em casa e garantir folhas e frutos como tomate sem agrotóxicos e muita saúde. A dica é separar um local em casa para fazer sua hortinha. Pode ser uma parte do seu jardim, um local grande ou até um jardim vertical.

Publicidade

Algumas sementes como de tomate ou feijão começam a brotar logo e em pouco tempo você já começa a ter os grãos e frutos para consumo. Já a maioria do que comemos a mesa levam anos para começar a aparecer e estarem maduros para serem consumidos como é o caso de batatas e cebolas por exemplo, demoram um pouco pra começar a crescer e dar seus tubérculos, mas com paciência e amor você vai fazendo sua horta e garantindo uma mesa mais farta e saudável para sua família.

Para ter tomates sempre frescos, separe as sementes e coloque em terra fértil e com bastante profundidade. Plante no início da primavera e colha no início do verão, lembre-se que verduras, legumes e frutas dentro da época certa, além de mais saudáveis são mais saborosos também.

Plantas geram árvores

Como foi dito anteriormente, algumas plantações que você for fazer vão estar completas só daqui 10, 20 anos! Um conselho: seja como essas plantas, paciente e sempre em frente! Frutas como maçã e laranja são apreciados por todo o mundo, porém levam anos para estarem em condições de consumo.

Se você ter um local grande para fazer um pomar, plante sementes de laranja e maçã bem afastadas uma das outras e nunca deixe de colocar adubo, água e amor. Pode ser que 10, 20 anos pareçam algo longínquo, mas o tempo passa rápido e logo,logo, você poderá desfrutar de seu pomar.

Publicidade

Comente