Se você possui um comércio ou qualquer negócio próprio que está sem movimentação, ou seja, fechado já há algum tempo, mas gostaria de encerrá-lo e não sabe como, fique atento neste artigo e saiba como dar baixa na empresa.

Como dar baixa na empresa?

Para realização do encerramento o primeiro passo é dirigir-se a um Posto da Receita Federal e solicitar informações sobre seu CNPJ, pois é assim que poderá visualizar as possíveis irregularidades a serem acertadas antes de dar andamento a todo o processo.

Aproveite quando for à Receita, para solicitar a verificação do CPF da pessoa responsável pela empresa, pois estando tudo regular deverá seguir as seguintes orientações:

– Solicitar junto a Receita Federal a baixa do CNPJ e na Prefeitura do Município pedir o cancelamento da inscrição da empresa;

– Requerer o cancelamento da Inscrição Estadual à Secretaria da Fazenda do Estado;

– Fazer requerimento da Certidão Negativa de Débitos do INSS e também do FGTS;

– Preparar um Distrato Social informando sobre o encerramento das atividades: sendo empresa mercantil, deve se deslocar até a Junta Comercial; uma prestadora de serviços ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas (local do registro do Contrato).

A situação estando irregular importante pedir orientações já no ato do atendimento, quanto aos documentos necessários para cancelamento e como proceder com cada órgão público consultado.

Podem existir casos que apenas um Contador poderá resolver em seu lugar, sendo assim procure um profissional de sua confiança para cuidar de seus negócios o quanto antes.

Receba mais sobre "Como dar baixa na empresa?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário